Escassez de Recursos Necessários Compromete Tratamento de Pessoas com Transtorno Mental no Hospital Dr Ayres Menezes

Transtorno Mental de doentes clínicos preocupa a sociedade são-Tomense, problema que afeta muitos sobretudo a camada jovem.

Tempo de Leituta: 2 minutos

 O aumento significativo do transtorno mental (psiquiátricos ou psicológicos) em São Tomé e Príncipe preocupa a sociedade civil a mais de vários anos, quando a mesma inclui alterações de pensamentos, emoções e de comportamentos.

As pequenas alterações nos aspectos da vida são comuns, mas essas alterações podem causar angústias significativas para as pessoas e ao mesmo tempo interferirem nas suas vidas, no quotidiano de forma drástica causando ainda mais complicações a nível do transtorno mental.  Cerca de  10% de indivíduos, maioritariamente, Jovens, adolescentes  incluindo também adultos, em São Tomé e Príncipe sofrem de problema mental, onde 90% destas pessoas têm  graves sintomas e muitas deles sem diagnóstico e resolução a vista “revelações em anonimato“.

Ainda que se tenha alcançado grandes avanços na compreensão e no tratamento das doenças mentais em São Tomé e Príncipe com o aumento dos doutores e enfermeiros, estima-se um aumento significativo deste caso, no próximo ano pode ser um ano crucial para a  sociedade porque o desemprego e a falta da ocupação é uma das causas deste problema no país a vários anos “ afirmou um psiquiátrico”.

Indo mais além, o mesmo exortou, que as pessoas com doença mental muitas das vezes são culpadas pela sua doença ou considerada preguiçosa mental na superação dos pequenos problemas emocionais do seu quotidiano.

Como alguém da saúde temos que aconselhar as pessoas a tomarem  devido cuidado com as pequenas alterações do quotidiano, dos  nossos parentes, familiares e amigos porque, creio eu, que maioria dos casos provem dos lares mais concretamente no seio da família.

Estou no hospital a vários anos nunca vi e nem houve a fala  de uma estratégia ou política pública para combate de doenças mentais ou as pessoas com problema de saúde mental em São Tomé e Príncipe, sendo serio trabalhamos cá por amor a aquilo que gostamos de fazer, porque a escassez dos medicamentos, aparelhos de qualidades para as devidas consultas, a má qualidades dos trabalhos e outros, são alguns dos aspectos  para o insucesso dos nossos trabalhos e na recuperação das pessoas.disse o psiquiatra.

Algumas Causas do Transtorno Mental.

Actualmente, considera-se que a doença mental é causada por uma iteração complexa de factores moral e emocional, que inclui:

  • Stress
  • Raiva
  • Frustrações
  • Desemprego
  • Gestões familiares
  • Discussões nos lares, nos serviços, etc…

De acordo com a pesquisa demonstra que factores hereditários  também desempenham um papel crucial na causa do transtorno de saúde mental de qualquer indevido, o transtorno de saúde mental ocorre em uma pessoa quando a composição genética a torna vulnerável a esses transtornos.

Essa vulnerabilidade, juntamente com os stresses da vida, o problema com a família, no trabalho podem dar origem ao desenvolvimento do transtorno mental em qualquer indivíduo num curto ou longo espaço de tempo.

O transtorno mental é causado muitas das vezes por pequenos problemas familiares e sociais, este problema preocupa a sociedade á vários anos e sem uma previsão de resolução num horizonte breve.