Situação de Mães na Pediatria do Hospital Central de São Tomé é um problema

Pediatria do Hospital Central de São Tomé é um problema para as mães que eternam o seu bebé. As condições dentro do sector não é favorecida e o ambiente não é saudável para o bebé, crianças e também para as mães.

Situação de Mães na Pediatria do Hospital Central de São Tomé é um problema
Tempo de Leituta: 3 minutos

Primeiramente os Hospitais, Postos de Saúde ou Clínicas devem estar organizados e sempre limpos. As mães passam por uma situação injusta na Pediatria do Hospital Central de São Tomé por não haver recursos financeiros por parte do governo, colaboração das enfermeiras ou dos médicos e dos serviços de limpeza.

Casa de banho não está em boas condições, os materiais hospitalares estão em falta e alguns em má condições, os espaços não favorecem e o cómodo não serve nem para um bebé dormir. Juntam um bebé com o outro de doença diferente sabendo que, um paciente que transmite uma infecção não pode entrar em contacto com o outro, alguns médicos não dão as mães atenção que merecem, as vezes não limpam os materiais para inserir no outro e encontra-se por lá alguns insectos que também poderá de facto causar algumas doenças.

A função das pessoas irem a um hospital é para melhorar a saúde e não para obter uma doença para além daquela que já possui. O Hospital Central de São Tomé tem um grande descuido e o Ministério de Saúde tem uma providência para propor não só na pediatria como também em outros sectores.

O que é Ministério da saúde? 

O Ministério da saúde é o departamento governamental que tem por missão definir e conduzir a política nacional de saúde, garantindo uma aplicação e utilização sustentáveis dos recursos e a avaliação dos seus resultados. O seu objectivo é oferecer e dispor as condições para a protecção, promoção e recuperação da saúde da população para mais qualidade de vida.

Situação de Mães na Pediatria do Hospital Central de São Tomé é um problema
O bebé deve ser saudável para o seu melhor desenvolvimento

Ministério de cada país tem a responsabilidade de pugnar pelo funcionamento do Sistema de saúde e pela garantia de saúde pública reduzindo as enfermidades, controlar as doenças endémicas e parasitárias no maior número da população possível sendo que a saúde é um dos principais valores e preocupações.

São Tomé, 28 de Novembro de 2019, na quinta-feira, Primeiro Ministro reinaugurou na Capital do país o edifício sede do Ministério da saúde com finalidade de mostrar o comprometimento de Governo que no seu entender é fundamental, vital, o principio e o fim do desenvolvimento a nível de saúde.

Os hospitais públicos são as estruturas que contam com maior número de aparelhos de exames diversos e um dos problemas na área de saúde é a falta de estrutura física ou de poucos funcionários como também dos profissionais e de contratação para os mesmos.

Qual é a importância de manter o hospital limpo e seguro?

Limpeza e a segurança são duas das melhores medidas de prevenção de graves infecções. Garante a saúde do público interno e externo, promove o bem estar dos pacientes como também dos familiares. Protege a integridade e a capacidade do trabalho e do colaborador, melhora a qualidade de vida, elimina condições e procedimentos inseguros no ambiente do trabalho.

Limpeza é a desinfecção com desinfectantes capazes de reduzir a infecção cruzada, veiculada pelo ambiente.

Segurança é conjunto de praticas, normas, actividades, acções e medidas adoptadas com objectivo de melhorar o ambiente laboral, prevenir acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

Também é importante melhorar o atendimento dos pacientes para que as pessoas não demorem muito tempo no Hospital, caso não a doença poderá agravar e por acabar sendo mais grave. Os médicos(as) e as enfermeiras(os) devem ser solidários e tolerantes, porque a falta dos mesmos (solidariedade, tolerância) também são uma das causas da morte de alguns pacientes.

Em suma, o Hospital Central de São Tomé precisa zelar pelas condições. Para isso é necessário recursos financeiros dos Estados, das Instituições e das Organizações entre outros. Os materiais e equipamentos devem estar desinfectados, limpos e seguros.