São Tomé e Príncipe comemora mais um 19 de Setembro, Dia da Mulher São-Tomense

Hoje dia 19 de Setembro, foi comemorado o dia da Mulher São-Tomense em honra as mulheres que saíram as ruas exigindo que o governo colonial a independência nacional do arquipélago.

19 de Setembro
Tempo de Leituta: 2 minutos

Hoje dia 19 de Setembro, quinta-feira, comemora-se mais um Dia da mulher São-Tomense, em honra ás mulheres que saíram a rua no dia 19 de Setembro de 1974 exigindo ao Governo colonial a independência nacional e completa do arquipélago.

Decerto que os grupos de mulheres que saíram as ruas foram lideradas pela senhora Alda Graça, que manifestaram em frente do palácio do governador contra alegado envenenamento do sal e da água potável pelos portugueses.

Entretanto, o dia 19 de Setembro, depois da independência tornou-se feriado nacional em alusão as mulheres São-Tomenses.

Do mesmo modo que, hoje a feira em honra as mulheres São-Tomense está sendo realizada na praça Yon Gato, no Centro cultural Português e em outros locais do país.

Bem como, na praça Yon Gato estiveram presentes diversos grupos que vieram apresentar seus produtos em honra as Mulheres São-Tomense.

19 de Setembro
Artesão

De acordo com a população presente, a feira está a correr como previsto, todos estão a si divertir e a confraternizar uns com outros.

Partindo disso um dos presentes, disse que esse é o dia em que as nossas guerreiras á muito tempo atrás saíram as ruas para tentarem ver se consiguiamos alcançar a independência, e pelo visto a manifestação que fizeram deu algum resultado e hoje estamos cá festejando esse dia especial para as nossas mulheres São-Tomense. 

Igualmente, no Centro Cultural Brasil estiveram presentes vários grupos que foram apresentar e demonstrar os seus produtos.

19 de Setembro

Bem como, no decorrer desta semana foi realizada formação de empoderamento da mulher que terminou no mesmo dia com a entregada de certificado.  

E como previsto as feiras alcançaram um número elevado de participação tanto por parte das mulheres como dos homens que estiveram bastante satisfeito com o evento e esperam que nos anos seguintes sejam assim ou melhor.

Em suma, a feira decorreu como previsto todos os participantes puderam comprar e fazer uso dos produtos apresentados na feira.