Primeiro Pagamento aos Beneficiários do Programa Família em São Tomé e Príncipe

0
Tempo de Leituta: 3 minutos

Actualmente em São Tomé e Príncipe existem diversos agregados familiares em situação de pobreza extrema em todo país. Com efeito o governo santomense resolveu lançar o programa família em São Tomé e Príncipe, para assim ajudar a alcançar um dos ODMs.

Portanto, o programa em causa tem como finalidade reduzir a pobreza extrema dos agregados familiares, promover o acesso e utilização dos serviços de educação por parte dos referidos agregados com crianças e o aumento do capital humano das crianças nesses agregados.

Porém, alguns critérios foram analisados para que os beneficiários fossem realmente os que vivem em situação de pobreza extrema em São Tomé e Príncipe. Primeiramente santomenses que estão dentro do território nacional, ou seja, pessoas de diversos distritos do país. As condições económicas dos beneficiários, eles precisam ser iguais ou inferiores á linha de pobreza extrema. E também os beneficiários devem ter menor em idade escolar.

Assim sendo, nesta segunda feira dia 25 de Novembro realizou-se no Instituto da Segurança Social do país, o primeiro pagamento aos beneficiários do programa família, onde estiveram presente o Primeiro Ministro, Jorge Bom Jesus, Ministro da Juventude, Vinícius Pina, Representante do Banco Mundial, Representante da UNICEF, Ministro de Trabalho, entre outras figuras públicas.

Primeiro Pagamento aos Beneficiários do Programa Família em São Tomé e Príncipe

O Programa Família em São Tomé e Príncipe é um programa lançado pelo governo de “Jorge Bom Jesus”, com o apoio do Banco Mundial. A meta estabelecida pelo governo consiste em eliminar a pobreza no país.

Na primeira fase do programa os técnicos da segurança social realizaram no terreno o registo dos agregados familiares que estão em condições de extrema pobreza. Conseguinte, na segunda fase ouve a selecção e a publicação da lista, apenas os que têm o nome na lista serão beneficiários do programa. E finalmente a terceira fase que é o pagamento as famílias seleccionadas.

1º Pagamento aos Beneficiários

Portanto nesta fase todos receberam uma ficha que contem o cartão de beneficiário e o cartão de multibanco programa família.

Segundo o Ministro do Trabalho, Adlander de Matos, este é o “primeiro passo para concretização de um programa que irá mobilizar 2570 famílias”. Num país em que a população ronda os 200 mil habitantes, 50 à 51% são mulheres, a taxa de incidência da pobreza ronda os 66,2%, e 11,5% vivem na extrema pobreza.

O Ministro acrescenta ainda que o governo pretende com esse programa “eliminar a pobreza extrema, através de transferência monetárias condicionadas para as famílias em extremas pobreza, e de acções que facilitem a formação do seu capital humano e do seu acesso aos serviços básicos dando prioridades as famílias em extrema pobreza com membros com deficiências ou órfãos”.
E também promover a empregabilidade e o acesso ao trabalho seguro e digno, e eliminar o trabalho infantil”.

“Com uma economia frágil e muito dependente dos parceiros o governo viu-se na obrigação de elaborar programas que possam mudar a minimizar as dificuldades e subsistência de cada um dos santomenses, sobretudo as que vivem em extrema pobreza. Por essa razão, o governo em conjunto com Banco Mundial  decidiu arrancar com esse programa”.

Entretanto, Adlander de Matos diz que “esse é apenas o começo do programa, vamos continuar a trabalhar para que a nossa economia cresça cada vez mais e assim mais pessoas terão emprego, o que vai contribuir para reduzir a pobreza”.

“Por outro lado continuaremos a trabalhar com os nossos parceiros, principalmente Banco Mundial e a Unicef para outros programas ou reforçar esse. Para assim enquadrar mais famílias nessa luta contra a pobreza”.

Primeiro Pagamento aos Beneficiários do Programa Família em São Tomé e Príncipe

Concluindo o ministro disse que o programa terá seguimento na próxima semana noutros distritos do país, bem como na região autónoma do Príncipe. E conseguinte serão disponibilizadas três carrinhas e sete motorizadas para acompanhar a equipe que fará o segmento e avaliação do programa.

 

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More