Porquê Existe Um Número Elevado de Vendedoras de Fardo No País (STP), Será Por Não Haver Emprego ou Escolheram Ser

As vendedoras de fardo revendem seus produtos com objectivo de dar um futuro melhor para si e para seus filhos, mas o desemprego que há no país não facilita os jovens terem um trabalho para se ocuparem e com isso o Governo tem vindo a tomar medidas de forma a acabar com esse problema.

Porquê Existe Um Número Elevado de Vendedoras de Fardo No País (STP), Será Por Não Haver Emprego ou Escolheram Ser
Tempo de Leituta: 3 minutos

Antes da independência nacional o país passava por regimes ou normas que eram impostas pelos governadores ou outro órgão superior. Mas com o passar dos anos, ou depois da independência do território, começou a haver um número elevado de vendedoras de fardo no país (STP).

As vendedoras de fardo, são aquelas pessoas que fazem a revenda de roupas usadas, por ser um grande negócio de subsistência nos dias de hoje.

Mas porquê que muitas mães vendem fardo nas ruas do país e não só?

Por balanço feito no ano 2017, o governo pôde constar que há muita ocorrência de pessoas “jovens” que procuram empregos mas não conseguem ter, porque o país não possui meios para empregar a todos.

De facto, o desemprego afecta 22.6 % dos jovens e a dificuldade de obtenção do primeiro emprego constitui uma das maiores entraves ao acesso dos jovens ao mercado de trabalho. A estes dados acresce uma outra preocupação – a elevada aglomeração populacional urbana na capital de São Tomé, especialmente de jovens.

Contudo, o pior são aquelas mães que quando saem para virem vender no mercado ou nas ruas da cidade, elas trazem seus filhos juntamente.

Porém, os seus filhos ajudam nas vendas do melhor jeito que podem, andam com as roupas em toda a praça de forma a revenderem seus produtos e desta forma, alguns ficam sem ir a escola por terem que ajudar a mãe nas vendas.

Umas dizem que “eles não podem ficar em casa pois pode acontecer algo com eles e desse jeito não tem como os deixar em casa, têm mesmo que os trazer para o mercado.

 

Porquê Existe Um Número Elevado de Vendedoras de Fardo No País (STP), Será Por Não Haver Emprego ou Escolheram Ser
Elas vendem para dar um futuro melhor para seus filhos

Tanto as vendedoras de fardo como outros vendedores (as), elas sacrificam suas vidas de forma que seus filhos não passem pelo que elas estão a passar.

Por isso, o Governo tendem a procurar uma saída mais rápida para acabar com esse problema “desemprego” que não é de hoje.

Alguns pareceres das vendedoras de fardo no país (STP) e da população em geral

Quando decidi ser vendedora de fardo, não foi por querer, foi por opção…pois eu acabei sendo mãe muito cedo e tive que sustentar-me e sustentar meu filho. E agora eu faço de tudo para ele não ter o mesmo fim que eu, declarou uma vendedora.

Marta Leite alega que os Governantes do país precisam trabalhar mais para sua população pois se assim não for, haverá muitos desempregados com probabilidade de ingressarem na criminalidade.

Será que vender nas ruas tem vantagem e desvantagem?

As potenciais compradoras são jovens do sexo feminino, sobretudo as funcionárias públicas, por gostarem de andar sempre bem apresentadas.

Uma das desvantagem é por não terem um lugar adequado e limpo para venderem seus produtos, os compradores correm o risco que contrair diversas doenças, por causa do estado dos seus locais de venda.

Outra desvantagem é, quando chove ou faz sol muito intenso elas e seus filhos mantêm sentados de forma que não vão para casa sem comprar coisas para seu alimento e dos seus filhos.

Porquê Existe Um Número Elevado de Vendedoras de Fardo No País (STP), Será Por Não Haver Emprego ou Escolheram Ser
Elas vendem mesmo quando chovem e nos lugares onde ficam com águas paradas, sem medo de contraírem doenças

Com isso o governo viu a necessidade de reabilitar o mercado novo, de forma que elas parem de vender seus produtos em lugares inadequados ou impróprios.

Por outro lado também existe vantagem, as pessoas compram os produtos mais baratos e não precisam ir ás boutiques.

As pessoas já sabem aonde ir para comprarem a menos o que desejam, e isso dá uma certa facilidade para os compradores que não tem muito dinheiro e que querem gastar a quantia que seus bolsos aguentam.

E quais são as situações das vendedoras de fardo no país (STP) durante a quadra festiva?

Na quadra festiva como em outras ocasiões, as vendedoras de fardo no país (STP), conseguem vender seus produtos. Só que, elas cercam a estrada de forma a poderem vender seus produtos, o que pode originar acidentes e engarrafamento entre pessoas e não só.

Porquê Existe Um Número Elevado de Vendedoras de Fardo No País (STP), Será Por Não Haver Emprego ou Escolheram Ser
Nas épocas festivas a praça fica movimentada com as compradoras e vendedoras de fardo e não só

Mas contudo, o negócio de venda de fardo ajuda muito as mães que não têm condições para cuidar dos seus filhos ou dar á eles o que desejam.