Ordem dos Médicos de STP Comemora mais um Aniversário da sua Existência

Ordem dos Médicos de STP Comemora mais um Aniversário da sua Existência
Tempo de Leituta: 2 minutos

Na passada quinta feira dia 12 de Setembro de 2019, foi comemorado IV aniversário da institucionalização da Ordem dos Médicos de STP.

No momento o país está a passar por diversas dificuldades com consequências directas sobre os cuidados da saúde com rotura frequente de stock de alguns medicamentos, consumíveis e reagentes.

Porém, estão a ser elaborados vários protocolos terapêuticos das patologias mais frequentes por diferentes especialistas, para serem publicados e que esperam que seja mais uma ferramenta útil no exercício das suas funções.

Do mesmo modo, foi entregue ao governo através da Sua Excelência o Ministro da Saúde, o Código de ética e deontológico dos médicos de São Tomé e Príncipe, estatuto das carreiras médicas e projectos de intervenção na saúde comunitária que também foram entregue a sua Excelência, o Senhor Primeiro-Ministro e o Ministro de Finanças e Economia Azul.

Por outro lado, a sua filiação como membro efectivo da Comunidade Médica de Língua Portuguesa e o estabelecimento de parcerias com instituições nacionais e internacionais, foi a outra obra digna de ser realçada desde a sua existência.

Porquanto, agradecem e continuam a incentivar o reforço das parcerias internas e externas que vêm desenvolvendo, uma vez que as parcerias são determinadas de forma que o sistema funcione de forma sincronizada e eficaz.

Assim também, um dos problemas que o país enfrenta e que também é uma preocupação da Ordem dos Médicos de STP, é o número reduzido de especialistas e ausência de algumas áreas de especialidades o que leva-nos a dependência dos especialistas estrangeiros.

A Lei nº. 8/2014, publicado no Diário da Republica nº. 75 de 01 de Julho de 2016 impõe direitos e deveres, o cumprimento rigoroso e consequentemente uma maior participação nas actividades desenvolvidas pela ORMED STP (Ordem dos Médicos de São Tomé e Príncipe).

Em suma ORMED STP como parceiro do Governo, está focado na necessidade de melhorias das condições do atendimento ao utentes e no sentido de evitar a rotura do stock de medicamentos e reagentes bem como a segurança dos profissionais de saúde nos seus respectivos locais de trabalho.