O Posicionamento da Mulher na Sociedade, a Importância e a Valorização

As mulheres podem ocupar os espaços que pretenderem mais com direito e deveres, a sociedade precisa valorizar mais o potencial feminino e o que ele pode proporcionar. Pois a mulher não é inferior ao homem nem o homem a mulher todos são iguais em direitos e deveres, mas há certas coisas que os homens fazem e as mulheres não e temos que entender bem esse conceito.

O Posicionamento da Mulher na Sociedade, a Importância e a Valorização
Tempo de Leituta: 4 minutos

O uso mais especifico da palavra mulher está vinculado á pessoa do sexo feminino, que já tenha chegado à sua puberdade ou idade adulta. Saber valer a sua voz eleva a sua autoestima e traz importantes conquistas e o posicionamento da mulher na sociedade.

Durante séculos, a sociedade considerava que toda a mulher devia limitar-se a cumprir com suas funções de esposa e de mãe. E com o tempo, as mulheres começaram a desempenharem funções sociais mais relevantes em diversas áreas, tanto do trabalho, dos negócios e como na política.

O Posicionamento da Mulher na Sociedade, a Importância e a Valorização
Mulheres no parlamento

O feminismo é a corrente ideológica que luta pela igualdade de oportunidades e que opõem-se ao machismo, a partir do momento em que uma mulher se casa, passa a ser “a mulher” do homem em questão. Já o mesmo raramente acontece ao contrário, no que diz respeito ao marido, não é habito de alcunhado de “o homem” da esposa.

A importância da Mulher na Sociedade

A figura da mulher passou a ser algo extremamente importante na sociedade actual, onde ela exerce cada vez mais um papel de protagonista, embora sofra com as heranças histórica do sistema patriarcal do dia a dia.  A importância do posicionamento da mulher na sociedade faz-se cada vez mais intensiva na ocupação dos cargos públicos e privados.

O Posicionamento da Mulher na Sociedade, a Importância e a Valorização
Além de mãe de família é trabalhadora

A mulher em muitos perfis familiares, acumulam tanto as funções trabalhista quanto as domesticas e até maternas. Por esses motivos, embora o papel da mulher na sociedade venha a tornar cada vez maior e melhor, ainda existem muitos desafios a serem enfrentados.

E por isso é preciso combater a cultura machista na sociedade (não significa combater os homens), melhorar o acesso das mulheres a postos de trabalhos e cargos elegíveis, promover melhores salários, efectivar o direito da mulher sobre seu próprio corpo e sobre sua liberdade individual.

O Posicionamento e a Valorização da Mulher nos termos do Velho Testamento

Todavia, para o Senhor, nem a mulher é independente do homem, nem o homem da  mulher; pois assim como a mulher veio do homem, assim também o homem nasce da mulher, mas tudo vem de Deus (I Coríntios 11:11-12).

Em mundo cristão, notamos que temos um posicionamento da mulher razoavelmente valorizado, temos mais mulheres separadas, casais desfeitos e mães solteira.

O Valor da Mulher

A principio a mulher nunca foi valorizada, sempre esteve abaixo dos valores de um homem, por causa da questão da força física feminina ser menor que a masculina, assim trabalhos pesados, guerras e caças eram feitos pelos homens.

O Posicionamento da Mulher na Sociedade, a Importância e a Valorização
Conceito Bíblico sobre as mulheres

Se a mulher conceber e tiver um menino, será imunda sete dias; assim como nos dias da impureza da sua enfermidade, será imunda. Mas se tiver uma menina, então será imunda duas semanas, como na sua impureza; depois permanecerá sessenta e seis dias no sangue da sua purificação (Levítico 12: 2 e 5).

Apesar de tudo, temos que compreender que a “função” e o “posicionamento” atribuídos por Deus a mulher no Velho Testamento, Deus não considera a mulher inferior ao homem; todas as colocações se referem a visão progressiva que Deus revelou a humanidade.

Contudo, essa função e posicionamento não significa que é mais ou menos valiosa para Deus, Ele não faz distinção de sexo. Não há judeu nem grego, não há escravo livre; não há homem nem mulher; porque  todos vós sois um em Cristo Jesus (Gálatas 3:28).

Mas qual é o posicionamento da mulher na sociedade?

Foi-se o tempo em que a mulher deveria ser apenas uma dona de casa que passava o dia a cozinhar, a lavar roupas e a limpar a casa, pois com o passar dos anos graças à luta pela diminuição das desigualdades, o papel da mulher na sociedade se transformou e muitos avanços foram conquistados.

Embora algumas empresas questionam, o perfil de liderança cabe a ambos os sexos. Cada ser humano tem habilidades únicas e isso significa que as mulheres e os homens podem actuar em qualquer função. Engana-se quem pensa que o poder de tomar decisões, a coragem e a força são características restritas aos homens.

 Alguns motivos para lutar por um mundo corporativo menos desigual entre os homens e as mulheres

  1. Alteração da concepção
  2. Valorização dos atributos profissionais femininos
  3. Garantia de salários igualitários 
  4. Nova cultura dentro de casa
  5. Valorização da vida privada 
  6. Ter mais liberdade de actuação 
  7. Enxergar-se em igualdade com os homens
  8. Acabar com a disputa entre os géneros

 

Em suma, essas atitudes são problemas sérios para o bem-estar das mulheres. Mas com uma boa organização no ambiente de trabalho, existe a possibilidade de optimização do tempo e evitar a sobrecarga.