O Posicionamento da Mulher na Sociedade, a Importância e a Valorização
O uso mais especifico da palavra mulher está vinculado á pessoa do sexo feminino, que já tenha chegado à sua puberdade ou idade adulta. Saber valer a sua voz eleva a sua autoestima e traz importantes conquistas e o posicionamento da mulher na sociedade.
Durante séculos, a sociedade considerava que toda a mulher devia limitar-se a cumprir com suas funções de esposa e de mãe. E com o tempo, as mulheres começaram a desempenharem funções sociais mais relevantes em diversas áreas, tanto do trabalho, dos negócios e como na política.

O feminismo é a corrente ideológica que luta pela igualdade de oportunidades e que opõem-se ao machismo, a partir do momento em que uma mulher se casa, passa a ser “a mulher” do homem em questão. Já o mesmo raramente acontece ao contrário, no que diz respeito ao marido, não é habito de alcunhado de “o homem” da esposa.
A importância da Mulher na Sociedade
A figura da mulher passou a ser algo extremamente importante na sociedade actual, onde ela exerce cada vez mais um papel de protagonista, embora sofra com as heranças histórica do sistema patriarcal do dia a dia. A importância do posicionamento da mulher na sociedade faz-se cada vez mais intensiva na ocupação dos cargos públicos e privados.

A mulher em muitos perfis familiares, acumulam tanto as funções trabalhista quanto as domesticas e até maternas. Por esses motivos, embora o papel da mulher na sociedade venha a tornar cada vez maior e melhor, ainda existem muitos desafios a serem enfrentados.
E por isso é preciso combater a cultura machista na sociedade (não significa combater os homens), melhorar o acesso das mulheres a postos de trabalhos e cargos elegíveis, promover melhores salários, efectivar o direito da mulher sobre seu próprio corpo e sobre sua liberdade individual.
O Posicionamento e a Valorização da Mulher nos termos do Velho Testamento
Todavia, para o Senhor, nem a mulher é independente do homem, nem o homem da mulher; pois assim como a mulher veio do homem, assim também o homem nasce da mulher, mas tudo vem de Deus (I Coríntios 11:11-12).
Em mundo cristão, notamos que temos um posicionamento da mulher razoavelmente valorizado, temos mais mulheres separadas, casais desfeitos e mães solteira.
O Valor da Mulher
A principio a mulher nunca foi valorizada, sempre esteve abaixo dos valores de um homem, por causa da questão da força física feminina ser menor que a masculina, assim trabalhos pesados, guerras e caças eram feitos pelos homens.

Se a mulher conceber e tiver um menino, será imunda sete dias; assim como nos dias da impureza da sua enfermidade, será imunda. Mas se tiver uma menina, então será imunda duas semanas, como na sua impureza; depois permanecerá sessenta e seis dias no sangue da sua purificação (Levítico 12: 2 e 5).
Apesar de tudo, temos que compreender que a “função” e o “posicionamento” atribuídos por Deus a mulher no Velho Testamento, Deus não considera a mulher inferior ao homem; todas as colocações se referem a visão progressiva que Deus revelou a humanidade.
Contudo, essa função e posicionamento não significa que é mais ou menos valiosa para Deus, Ele não faz distinção de sexo. Não há judeu nem grego, não há escravo livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus (Gálatas 3:28).
Mas qual é o posicionamento da mulher na sociedade?
Foi-se o tempo em que a mulher deveria ser apenas uma dona de casa que passava o dia a cozinhar, a lavar roupas e a limpar a casa, pois com o passar dos anos graças à luta pela diminuição das desigualdades, o papel da mulher na sociedade se transformou e muitos avanços foram conquistados.
Embora algumas empresas questionam, o perfil de liderança cabe a ambos os sexos. Cada ser humano tem habilidades únicas e isso significa que as mulheres e os homens podem actuar em qualquer função. Engana-se quem pensa que o poder de tomar decisões, a coragem e a força são características restritas aos homens.
Alguns motivos para lutar por um mundo corporativo menos desigual entre os homens e as mulheres
- Alteração da concepção
- Valorização dos atributos profissionais femininos
- Garantia de salários igualitários
- Nova cultura dentro de casa
- Valorização da vida privada
- Ter mais liberdade de actuação
- Enxergar-se em igualdade com os homens
- Acabar com a disputa entre os géneros
Em suma, essas atitudes são problemas sérios para o bem-estar das mulheres. Mas com uma boa organização no ambiente de trabalho, existe a possibilidade de optimização do tempo e evitar a sobrecarga.