O Conceito da Família em Diferente Noção e a Sua Importância para uma Sociedade Organizada e Respeitada

0
Tempo de Leituta: 3 minutos

Na sociedade burguesa o conceito da família em diferente noção, era ligada aos laços sanguíneos e a habitação, cujo os membros se limitavam aos pais, mães e filhos, sendo que o pai era o provedor de sustento e a mãe tinha como obrigação os cuidados domésticos e os cuidados com os filhos.

Assim a esposa e os filhos deviam obediência irrestrita ao seu provedor, e esse modelo de família era conhecido como patriarcal e o casamento era ligado aos negócios e tido como união eterna.

Com todas as mudanças na sociedade, diversas necessidades levaram as mulheres a introduzirem-se no mercado de trabalho.

O conceito da família em diferente noção (Bíblica)

De acordo com o relato de São João sobre as bordas de Caná (cf. cap. 2,1-11) mostra claramente como Jesus valorizava a família. Foi o primeiro milagre do senhor, abençoando com Sua presença os noivos, que pretendiam iniciar uma família. Ele quis iniciar o anúncio do Reino em um casamento, e mostrou que a família é importante para Ele.

A família é a base, o esteio e o sustento de uma sociedade mais justa. O amor está sendo retirado do coração dos homens e das mulheres, e como consequência, a família está a perder a sua unidade e a sua dignidade.

O Conceito da Família em Diferente Noção e a Sua Importância para uma Sociedade Organizada e Respeitada
Conceito Bíblico acerca da Família

Pois, em algumas sociedades as mães desfazem dos seus bebês quando cometem o crime hediondo do aborto, quando a criança não tem como se defender. Quando os pais separam-se, alguma coisa parti-se no íntimo dos filhos, eles não sabem se é melhor ficar com o pai ou com a mãe. No fundo eles gostariam de ficar com os dois em paz e harmonia.

Falta o vinho para a família, esse vinho é o amor e é preciso que cada membro da família se esforce, que os pais assumem verdadeiramente seus papeis, apesar de ser muito árdua a tarefa dos pais no mundo de hoje, mas não se podem desanimar.

Muitas vezes os pais sentem-se impotentes e acham que já fizeram de tudo e nada conseguiram, entretanto devem esforçar ao máximo, dar o melhor para ter uma família mais feliz, assim estará a encher de água e talha.

Maria estará a falar com o Filho: ” Eles não têm vinho”, Jesus virá transformar a água em vinho e a dificuldade em vitória.

O conceito da importância da família na sociedade, uma visão moderna

A família passou a ser vista como um instrumento de desenvolvimento pessoal de cada individuo, e não como uma instituição.

Tal mudança, deu-se pelo principio da dignidade da pessoa humana, uma vez que hoje há protecção às pessoas, à sua felicidade e seus direitos individuais.

Contudo a evolução social que a família passou, não há como ter uma visão estagnada do que vem a ser família. Hoje muitos criticam as novas formas familiares, como a família entre pessoas do mesmo sexo.

Em suma o elemento que cria a família é a vontade entre as partes, não há como negar o status de família à uniões estáveis.

Portanto, não devemos nos prender ao passado, mas sim evoluirmos juntamente com a sociedade, com isso respeitar sempre a maior conquista já obtida ao longo do tempo, a liberdade.

Noção Jurídica da importância da Família na sociedade

No livro IV do código civil São-tomense no artigo 1576º. considera fontes das relações jurídicas familiares o casamento, o parentesco, a afinidade e a adopção.

O Conceito da Família em Diferente Noção e a Sua Importância para uma Sociedade Organizada e Respeitada
Símbolo de Matrimonio

E no artigo 26 nº 1 da Constituição da Republica Democrática de São Tomé e Príncipe ” diz que todos têm o direito de construir família e de contrair casamento em condições de plena igualdade.

Contudo, a importância da família na sociedade abrange todas as pessoas que estão ligadas por essas relações. A família em sentido jurídico, é um grupo de pessoas, entre as quais se estabelece uma teia de relações, com a mais diversa relevância jurídica.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More