Ministério do Trabalho Organiza Atelier Para Avaliar Estudo Sobre Emprego e Formação Profissional

Avaliação do Estudo sobre serviços de Emprego e Formação Profissional consta no objectivo de promover o crescimento económico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho descente para todos.

Ministério do Trabalho Organiza Atelier Para Avaliar Estudo Sobre Emprego e Formação Profissional
Tempo de Leituta: 2 minutos

São Tomé, 27 de Novembro de 2019 (STP-Press) O Ministério do trabalho, solidariedade, Família e Formação Profissional, Adlander Matos presidiu quarta-feira, no Hotel praia a abertura do Ateliê, para avaliação do Estado sobre os serviços de Emprego e Formação Profissional e análise da contribuição do trabalho digno na implementação dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável.

Esse trabalho visa auxiliar o Governo a análise actual de serviços e estrutura de promoção de emprego e formação profissional do país. Promover oportunidades de emprego pleno e produtivo em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade.

As atenções devem estar viradas para a formação e qualidade de recursos humanos como meio fundamental para elevar o nível da produção e produtividade. O estado deve proteger as empresas nacionais “privilegiando-as com a formação de empresários e o acesso crédito com juros acessíveis”.

Emprego e Formação Profissional

Formação Profissional é uma entidade certificada pela DGERT- Direcção Geral do Emprego e Relações de Trabalho. É o conjunto de actividades feitas para adquirir conhecimentos práticos e teóricos, não só, como também em termos de ética, conhecimentos políticos, sociais, entre outros.

Muitos anos atrás, a forma predominante na relação das pessoas através do trabalho fora a escravidão, uma vez que não eram assalariados. Emprego e trabalho possuem um significado bem diferentes.

Emprego é o ofício que lhe dá dinheiro, é desenvolvido exclusivamente com essa intenção. A pessoa não gosta daquilo que faz, mas se sente na obrigação de cumprir um horário por conta do valor que cai todos os meses em sua conta. É aquele do qual o homem tira o seu sustento, onde é cobrado uma qualificação ou experiência para desempenhar determinada função, onde se há uma relação contratual.

Trabalho é algo que é construído a partir de um ideal, um crescimento, uma contribuição para o país e para o mundo. O trabalho precisa ter um significado para você e não apenas um cargo que você ocupa em troca de dinheiro, e que nada tem haver com os seus sonhos, desejos e pretensões. É qualquer coisa que você faz independentemente de ser dentro ou fora de empresa, e pode ou não resultar em pagamento.

“O trabalho não é só para ganhar dinheiro mas sim para satisfazer as suas necessidades e ser digno do que faz. ” O trabalho enobrece o homem.” O emprego nem sempre.

Formação Profissional envolve educação e motivação (a profissão, a avaliação, e as competências que cabem ao profissional). Propicia uma melhor adequação dos recursos humanos, aperfeiçoa as ações pelo melhor conhecimento e compreenção, enriquece o desenvolvimento contínuo de habilidades e aptidões, qualificando o individuo e o sistema o qual ele faz.

O desenvolvimento sustentável e o crescimento económico do país precisa ser trabalhado, porém é do trabalho que contribuirá para o mesmo e quanto mais estudos maior a sua posição.