Japão Apoia o Sector de Pesca em São Tomé e Príncipe, Financiando com Mais de 8 Mil Euros para Conclusão do Projecto da Praia das Burras no Príncipe
Outrora Estados Unidos construiu uma escola básica, para alunos de ensino primário e secundário residentes na praia das burras localizada no Príncipe. A construção permitiu albergar mais de duas centenas de alunos, e facilitou os alunos na deslocação, pelo que anteriormente tinha de deslocar cerca de 7 km até a praia Yame.
No entanto, recentemente foi a vez de Japão apoiar a praia do arquipélago de São Tomé e Príncipe, localizado a Norte da ilha do Príncipe, a nível do sector de pesca que é um dos pontos fortes da ilha, possuindo um grande potencial para no seu desenvolvimento.
Contudo, no encontro da Ministra dos Negócios Estrangeiro, Cooperação e Comunidades, Elsa Pinto e o Embaixador Japonês, Massaki Sato, que teve lugar na sala de reuniões do Ministério dos Negócios Estrangeiro, no dia 11 de Novembro do ano em curso, a Ministra afirmou que “o Japão também irá apoiar São Tomé e Príncipe, em um projecto bem concreto, com base num acordo entre os dois governo.
O projecto em causa irá permitir a aquisição de embarcações pesqueiras, motores foras de bordos, e respectivas peças subsistentes”.
Conseguinte, depois da reunião com a executiva, o embaixador japonês deslocou a região autónoma do Príncipe, onde junto ao Presidente da Associação dos Pescadores e também três formadores da praia das burras localizada no Príncipe, assinaram um acordo de adenda para o financiamento do projecto pesqueiro local.
Embora em Março último o governo Japonês desembolsou cerca de 60 mil Euros, para o arranque do projecto pesqueiro da praia das burras no Príncipe. Novamente 8 mil e 759 Euros, será disponibilizado brevemente para a conclusão do projecto.
O valor servirá principalmente para aquisição de duas embarcações de pescas em fibras de vidro, motores fora de bordo, arcas de congelamento e outros materiais de pescas necessários.
Segundo Massaki Sato “vamos permitir ao projecto concluir a construção do centro de trabalho, embarcações, motores fora de bordo e outros materiais de trabalho para as senhoras que ocupam essa função”
O embaixador japonês conclui dizendo que, “Japão vai disponibilizar a última parte da verba que faltava para conclusão do projecto pesqueira da praia das burras da região autónoma do Príncipe”.