Japão Apoia o Sector de Pesca em São Tomé e Príncipe, Financiando com Mais de 8 Mil Euros para Conclusão do Projecto da Praia das Burras no Príncipe

0
Tempo de Leituta: 2 minutos

Outrora Estados Unidos construiu uma escola básica, para alunos de ensino primário e secundário residentes na praia das burras localizada no Príncipe. A construção permitiu albergar mais de duas centenas de alunos, e facilitou os alunos na deslocação, pelo que anteriormente tinha de deslocar cerca de 7 km até a praia Yame.

No entanto, recentemente foi a vez de Japão apoiar a praia do arquipélago de São Tomé e Príncipe, localizado a Norte da ilha do Príncipe, a nível do sector de pesca que é um dos pontos fortes da ilha, possuindo um grande potencial para no seu desenvolvimento.

Contudo, no encontro da Ministra dos Negócios Estrangeiro, Cooperação e Comunidades, Elsa Pinto e o Embaixador Japonês, Massaki Sato, que teve lugar na sala de reuniões do Ministério dos Negócios Estrangeiro, no dia 11 de Novembro do ano em curso, a Ministra afirmou que “o Japão também irá apoiar São Tomé e Príncipe, em um projecto bem concreto, com base num acordo entre os dois governo.
O projecto em causa irá permitir a aquisição de embarcações pesqueiras, motores foras de bordos, e respectivas peças subsistentes”.

Conseguinte, depois da reunião com a executiva, o embaixador japonês deslocou a região autónoma do Príncipe, onde junto ao Presidente da Associação dos Pescadores e também três formadores da praia das burras localizada no Príncipe, assinaram um acordo de adenda para o financiamento do projecto pesqueiro local.

Embora em Março último o governo Japonês  desembolsou cerca de 60 mil Euros, para o arranque do projecto pesqueiro da praia das burras no Príncipe. Novamente 8 mil e 759 Euros, será disponibilizado brevemente para a conclusão do projecto.

O valor servirá principalmente para aquisição de duas embarcações de pescas em fibras de vidro, motores fora de bordo, arcas de congelamento e outros materiais de pescas necessários.

Segundo Massaki Sato “vamos permitir ao projecto concluir a construção do centro de trabalho, embarcações, motores fora de bordo e outros materiais de trabalho para as senhoras que ocupam essa função

O embaixador japonês conclui dizendo que, “Japão vai disponibilizar a última parte da verba que faltava para conclusão do projecto pesqueira da praia das burras da região autónoma do Príncipe”.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More