Infecção Urinária, Um Problema Grave de Saúde que Afecta Maioritariamente as Mulheres

A infecção urinária é uma doença benigna não transmissível, e mais comum em mulheres devido a constituição anatómica, em comparação com o homem em que o edifício de saída do trato urinário da mulher está muito próxima de canal vaginal. É feita através do diagnostico e tratada por antibiótico individual para cada tipo de caso independentemente do sexo, da idade, e do tipo de infecção etc. A infecção urinária ocorre em rins, bexiga, uretra e ureteres, e também reconhecida por alguns sintomas. É uma doença que tem cura e que pode ser cuidada e prevenida.

Infecção urinária um problema na sociedade santomense e que afecta maioritariamente as mulheres
Tempo de Leituta: 2 minutos

A infecção urinária é um problema grave em diversas sociedades e que afecta maioritariamente as mulheres em todo mundo particularmente quando não é diagnosticado atempadamente ou quando o tratamento não é feito correctamente.

A maioria das infecções urinárias são guias por bactérias. É a penetração da entrada de bactérias no trato urinário causada por bactérias que estão no seu próprio intestino por uma bactéria chamada Escherichia Coli, aquela que mais vezes está na infecção urinária embora que existe outros tipos de bactérias.

Ocorre em rins, uretra, bexiga e ureteres, frequentemente em mulheres, sendo que a Anatomia da mulher favorece a infecção. A uretra da mulher é mais curta, fica próxima do canal vaginal e do ânus, em que o próprio canal contem bactéria e microorganismo sobre uma região mais contaminada mas não é transmissível.

Existe uma pequena percentagem da infecção urinária que é uma infecção urinária baixa, mais prevalente e mais comum que se situa na bexiga chamada de cistite aguda, que provavelmente poderá se complicar por uma infecção urinária alta ou seja, pode apanhar toda a cadeia do trato urinário para cima como os ureteres, os rins e aí, gerar problemas mais graves que poderá levar algumas complicações e sequelas na vida da pessoa.

A infecção urinária é causada por habito de assegurar o xixi, por diminuição da imunidade, casa de banho público, uso incorrecto do medicamento, vida sexualmente activa facilita a infecção urinária mas não porque o homem transmitiu a infecção e a própria menstruação em que a mulher é obrigada a usar penso higiénico; o penso pode causar uma irritação que poderá de facto dar uma infecção.

Os sintomas da infecção urinária são:

  •  dor a urinar
  • aumento da vontade mencional
  • sangramento na urina
  • dores do corpo
  • febre

O Diagnostico da infecção urinária pode ser feita através do exame clínico, exame de urina e urocultura. O tratamento é feito através do Antibiótico individualizado para cada tipo de infecção. É uma doença que tem cura e também benigna, em que maioria dos casos tem um bom prognóstico na evolução das bactérias.

Em São Tomé faz-se exame clínico que é uma pesquisa de sintomas e exame de urina, que através da analise da urina os médicos conseguirão saber se a urina está contaminada ou não, mas a urocultura ainda não temos em São Tomé, é um exame que se faz para saber que tipo de bactéria ou bichinhos que causa mais infecções urinárias.

É aconselhável ir ao médico para que não surge um outro tipo de doença mais grave. A infecção urinária pode ser evitada diminuindo a quantidade de açúcar, bebidas gaseificadas, café, álcool, comidas muito apimentadas, e prevenida bebendo um litro a um litro e meio de água por dia sendo que quando bebemos pouca água a nossa urina fica mais concentrada, fazer higiene frequentemente “sem exagero”, usar calcinhas de algodão e alimentar-se adequadamente etc.

Para que a infecção urinária seja diminuída em mulheres temos que fazer campanha de sensibilização, informar as pessoas de modo que ficam informadas da medida que previnam tendo hábitos de higiene, hábitos alimentares, conhecimento dos sintomas, capacitar os médicos e instituições de saúde para que saibam esse tipo de patologia, reconhecer rapidamente o diagnostico para que saibam construir directamente o que é necessário e melhorar o nível dos recursos de medicamentos.

Logo, a infecção urinária é um problema de saúde que as mulheres têm que se prevenir e se cuidar, se no caso de alguns sintomas procurar um médico no posto de saúde para fazer um tratamento para saber qual o tipo de diagnóstico a ser feito.