Governo São-Tomense Oficializou o Novo Programa Agrícola COMPRAN, Estimado Num Valor de 25 Milhões de Dólares
O Governo São-Tomense em parceria com ministro das Finanças Osvaldo Vaz, abriu na manhã de ontem na presença do titular da pasta da Agricultura, Ministro Francisco Ramos, o atelier do lançamento da missão de formalização de COMPRAN.
Um projecto de apoio a comercialização, produtividade agrícola e nutrição estimado em 25 milhões de dólares financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) em parceria com AFD e a Organização Internacional do Trabalho.
No seu discurso, o ministro das finanças disse que o manifesto da sua satisfação e gratidão pela forma empenhada, solidária e profissional que tanto o FIDA, a AFD e a OIT e outros parceiros de desenvolvimento, nesta luta sem tréguas que o país tem vindo a travar, como a pobreza, a insegurança alimentar e nutricional.
Porém, no domínio das culturas alimentares, os esforços desenvolvidos pelos agricultores no sentido da diversificação da produção com objectivo de obtenção de rendimentos complementares e devido aos constrangimentos ligados ao escoamento e comercialização acabam por não serem devidamente compensados.
O cacau que desde sempre foi a base importante da economia e o produto que gera maiores rendimentos ao país, no decorrer de alguns anos para cá tem vindo a conhecer níveis de produção consideravelmente baixos.
Aliadas também as variações negativas dos preços no mercado internacional e os custos crescente dos insumos básicos, vem a originar uma quebra significativa nos rendimentos familiares, com particular incidência nas famílias que não estão sendo abrangidas pelos programas do FIDA, a AFD, o BAD e outros parceiros, disse o Governante Osvaldo Vaz.
Contudo tem se referido que os rendimentos que os agricultores obtém das suas actividades produtivas são baixas e as condições sociais em que vivem são degradantes.
O Governo São-Tomense acrescentou que tem que haver alteração no estado das coisas, pelo que as acções concretas terão que ser implementadas com vista a criação de haver condições que permitem ás populações obterem maiores rendimentos e melhorarem as suas condições de vida.
Contudo, o director da OIT para África Central François Murangira, disse que esta organização em São Tomé e Príncipe está comprometida em fornecer conhecimento técnico na concepção do projecto de Apoio a Comercialização, Produtividade Agrícola e Nutricional (COMPRAN).
Bem como contribuir para a implementação do mesmo e disponibilizar os seus conhecimentos técnicos e recursos financeiros já disponíveis a serem mobilizados.
Em suma a colaboração entre FIDA e a OIT é global, mas é transmitida uma atenção especial para África, acrescentou François Murangira tendo sublinhado que as parcerias do FIDA e a OIT a nível dos países africanos são relevantes no contexto da reforma das Nações Unidas.