Governo São-Tomense Está Preocupado com a venda das Acções da Sonangol

0
Tempo de Leituta: 2 minutos

O chefe do Governo São-Tomense manifestou preocupação face a decisão da empresa Sonangol em vender as acções da empresa de combustível e óleo (Enco), e prometeu que o Governo irá adaptar a essa nova conjuntura.

Porém no dia 20 de Setembro a petrolífera angolana anunciou a alienação dos seus activos em 26 empresas em 2020, três em 2021  e uma em 2022 que compreende a abertura do seu capital.

Durante um seminário metodológico sobre o Programa de Privatização constou o desinvestimento nas empresas participantes e activas na Sonangol como Cabo-Verde que é a Sociedade e Investimento e na empresas de Combustíveis e Óleos de São Tomé e Príncipe (Enco) onde a sonangol detém 76% do capital social da empresa.

Governo São-Tomense Está Preocupado com a venda das Acções da Sonangol
Empresa Sonangol em São Tomé

Há cerca de dois meses a Sonangol reduziu para um terço o fornecimento do combustível que fornecendo a São Tomé e Príncipe e a redução foi muito drástica.

Contudo o primeiro ministro acrescentou que cada povo tem que lutar e o Governo São-Tomense é isso mesmo, encontrar solução.

Com isso tem-se notado prova de que o governo está a trabalhar por causa de não haver filas para comprar petróleo domestico e outros combustíveis acrescentou o Primeiro Ministro.

Do mesmo modo o governante disse respeitar as decisões das autoridades angolanas e defendeu a necessidade de se relançar o sector privado sobretudo o investimento privado directo.

Da mesma forma o Estado tem que caminhar paulatinamente para sair das empresas e deixar isto aos empresários, pois Angola está a fazer e o país está a seguir as pegadas deixadas como forma de estimular o tecido empresarial nacional.

No decorrer do encontro o ministro do Planeamento, Finanças e Economia Azul São-Tomense, Osvaldo Vaz disse que as autoridades angolanas ainda não comunicaram formalmente ao Governo São-Tomense a decisão de vender as acções da Sonangol na Enco.

Em suma, a empresa Enco situada em São Tomé é uma empresa que fornece combustível e não só á São Tomé e Príncipe e por isso a sua perda iria complicar o país no que diz respeito a comercialização do combustíveis e óleos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More