Fórum Alusivo ao 44º Aniversário da Polícia Nacional Realizado no Centro Cultural Português em São Tomé e Príncipe

0
Tempo de Leituta: 2 minutos

No âmbito do 44º aniversário da Polícia Nacional de São Tomé e Príncipe cujo os temas para este ano foram a Disciplina, o Trabalho e a Proximidade na Salvaguarda dos Direitos Fundamentais dos Cidadãos, foi realizado no Centro Cultural Português sessões de debates direccionados não só para o universo policial, mas também para os cidadãos em geral.

O evento foi presidido por Sua Excelência, Ministro da Defesa e Ordem Interna Óscar Sousa, acompanhado pelo Comandante-Geral da Policia Nacional, o Superintendente Roldão Boa Morte, onde contou também com a presença de alguns elementos das Forças Armadas São-Tomenses, parceiros nacionais e internacionais.Fórum alusivo ao 44º aniversário da PN

Ministro da Defesa e Ordem Interna e o Comandante-Geral da Polícia Nacional de São Tomé e Príncipe

No decorrer da palestra o Comissário João Pedro Cravid falou sobre os pontos fortes;

  • Como por exemplo uma maior coordenação administrativa e operacional.
  • A melhoria do sistema de segurança interna e a melhoria de imagem institucional.
  • Os pontos fracos da polícia que envolve a falta de ética policial/profissional, a vulnerabilidade do sistema de segurança interna e a hierarquia do comando.

A palestra teve como objectivo despertar a necessidade para a evolução e a união entre todos, colher subsídios para elaboração da nova lei orgânica, devido a carência de uma lei específica da polícia.

O orador Dr. Moisés Viegas, Presidente do Núcleo Solidário de São Tomé e Príncipe (NUSTP) abordou sobre a polícia e a cidadania.

De acordo com a Constituição São-Tomense todos devem cumprir com seus direitos e deveres, porém há caso em que os policiais fazem cumprir as leis em que os mesmos não cumprem quando confrontados com cenários idênticos.

Assinatura do acordo de cooperação entre Polícia Nacional de STP  e Portugal na área Técnico-Policial

Fórum Alusivo ao 44º Aniversário da Polícia Nacional Realizado no Centro Cultural Português em São Tomé e Príncipe
Assinatura do acordo entre portugal e São Tomé e Príncipe na área técnico-policial

Esta cooperação teve como objectivo central a materialização do plano de Formação para o presente ano direccionado às Forças e Serviços de Segurança que irá ter o seu início em Setembro. As formações serão nos domínios do controlo das fronteiras, fiscalização aduaneira, protecção civil, bombeiros e segurança rodoviária.

O acordo foi rubricado pelo Director da Direcção da Política de Defesa Nacional do Ministério da Defesa e Ordem Interna, e o Vice-Presidente do Instituto Camões o senhor Gonçalo Teles Gomes.

 

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More