Feira de Celebração do dia Mundial da Poupança em São Tomé e Príncipe por Iniciativa do Banco Central

Celebração do dia mundial da poupança em São Tomé, contou com a presença de diversas instituições financeiras do país. A feira foi realizada por iniciativa do banco central para que as pessoas pudessem entender a importância de poupar.

Feira de Celebração do dia Mundial da Poupança em São Tomé e Príncipe por Iniciativa do Banco Central
Tempo de Leituta: 3 minutos

Foi em Outubro de 1924, durante o primeiro Congresso Internacional de Economia , em Milão que surgiu a ideia de criar o dia mundial da poupança para que toda a sociedade pudesse ter noção de poupança.

No entanto, a partir do ano seguinte a data foi comemorada pela primeira vez pelo Instituto Mundial de Bancos de Poupança.

Actualmente, todos os anos é celebrado no dia 31 de Outubro, o dia mundial da poupança.

O objectivo desta data é de mostrar a sociedade a importância de poupar, uma vez que as dificuldades financeiras podem surgir quando as pessoas menos esperam.

Contudo, a sociedade precisa ser alertada para que ela não realize gastos desnecessários e assim evitar dívidas desnecessárias.

Conseguinte, alguns estudos mostram que o tempo de crise é o período com maiores índices de poupança, pelo que as empresas e as famílias esforçam para reduzir custos e poupar mais.

A medida que o tempo passa as entidades bancárias, governos, e economistas, têm criado ferramentas e técnicas de poupança para melhor ajudar a sociedade a poupar.

Contudo, nesta quinta feira 31 de Outubro de 2019, por iniciativa do Banco Central realizou-se uma feira de celebração do dia mundial da poupança na praça da independência.

A primeira feira ao nível nacional, contou com a presença de vários representantes das instituições financeiras do país, como o Banco Central, BISTP, AFRILAND, ENERGY BANK, ECOBANK, BGFI, etc e algumas seguradoras.

Inicialmente, houve um discurso por parte do representante do banco Central, que abordou em poucos minutos sobre a temática do dia mundial de poupança.

Feira de Celebração do dia Mundial da Poupança em São Tomé e Príncipe por Iniciativa do Banco Central
Representante do Banco Central

O representante menciona que a celebração desse dia, surgi como resposta as necessidades financeira vigente na sociedade, para que todos sejam disciplinados na matéria de poupança, e assim o futuro será mais risonho.

Para ele, “o tema poupança no dia 31 Outubro refere a poupança financeira, através das instituições financeiras com auxílios e técnicas  de poupança, as famílias, a sociedade e as empresas vão poder realizar os seus sonhos”

“Muitos afirmam que não fazem qualquer poupança, porém isso deriva da falta de informação, não sabem a importância dessa ferramenta para si”.

Concluindo exortou a todos a visitarem as barracas das distintas instituições financeiras representadas na referida feira.

Também o representante da barraca do Saar Seguros, Heulautério Leal falou sobre as políticas da seguradora e os benefícios que essa pode oferecer aos santomenses, ele explica que o propósito da seguradora é garantir um futuro mais risonho e com segurança aos seus clientes”.

Feira de Celebração do dia Mundial da Poupança em São Tomé e Príncipe por Iniciativa do Banco Central
Representante da barraca da Seguradora Saar Seguros-Heulautério Leal

Heulautério Leal diz que todos sabem a situação do país, o que a segurança social paga é muito pouco, logo não se pode colocar a confiança nela.

A representante de uma das barraca do BISTP, Iberliza Segunda, afirma que o objectivo do banco é alcançar todos os santomenses e estão a disposição das pessoas para explicar todos os serviços que o banco oferece.

Feira de Celebração do dia Mundial da Poupança em São Tomé e Príncipe por Iniciativa do Banco Central
Representante da barraca- Iberliza Segunda

Na feira o BISTP ofereceu um desconto de 50% para os 20 primeiros clientes que abrirem uma conta poupança junior, com apenas 500 dobras pudesse abrir a conta.

Concluindo, foi entrevistado o representante da Spaut uma empresa que faz a gestão da rede dobra 24, é uma rede que interliga os bancos comerciais de São Tomé e Príncipe, através das redes ATM e POS que são as terminais de pagamento automático.

Os produtos da spaut são destinados apenas aos bancos comerciais, tornando assim mais rápidos e mais seguros as transações bancárias, uma vez que o próprio cliente poderá gerir a sua conta.