ENCO a Única Empresa de Combustível em São Tomé e Príncipe Será Vendida

A "sonangol" anunciou que irá desinvestir na ENCO a Única Empresa de Combustível em São Tomé e Príncipe. A empresa que era privatizável passará a ser privada, no âmbito das acções do FMI...

ENCO a Única Empresa de Combustível em São Tomé e Príncipe será vendida
Tempo de Leituta: 2 minutos

O primeiro mandato do primeiro ministro Rafael Branco, em Outubro de 2008, foi vendido como acções da ENCO em uma única empresa de combustível de São Tomé e Príncipe para uma empresa  angolana “Sonangol”.

Apesar do Estado Santomense ter o domínio da empresa, depois de vender 76% do capital social da ENCO, a Sonangol passa a gerenciar a empresa que outrora era nacional.

Contudo, entrou no cofre do Estado santomense cerca 22 milhões de dólares. Assim ocorreu a privatização da única empresa de combustível de São Tomé e Príncipe.

Uma estratégia muito vantajosa para o país, uma vez que a gasolineira angolana passou a importar e distribuir o combustível para o país.

No entanto, hoje estamos ouvindo que a angolana petrolífera desinveste na Enco que é uma única empresa de combustível e óleo do país.

A notícia foi reportada pelo actual Primeiro Ministro “Jorge Bom Jesus”, em Agosto do corrente ano, em uma reunião com a comunidade santomense com raízes em Portugal, concretamente em Lisboa.

Segundo o Jorge Bom Jesus “Angola está sob acção do FMI para privatização de empresas, (empresas que pertencem ao sector público que passam a pertencer ao sector privado) e tem cerca de 200 empresas angolanas nesta lista.

Entretanto, a ENCO também faz parte de uma dessas empresas. O processo de desinvestimento da ENCO já deve estar em andamento, pelo que uma nota divulgada pela petroleira Angolana mostra que 2021 é o ano de início para a nova gestão. 

Uma petroleira Angolana publicou recentemente uma nota que mostra os activos a serem desinvestidos, diversos sectores em vários países fazem parte deste processo.

Além disso, a ENCO não será vendida, mas também a PUMA ENERGY HOLDINGS PTE. LTD (Singapura), e algumas empresas sediadas em Angola.
Como é o caso de LOBINAVE-ESTALEIRO NAVAL DO LOBITO LDA, PAENAL-PORTO AMBOIM ESTALEIRO NAVAL LDA e outras.