Efeitos da Erosão Costeira Causa Interrupções na Via de Acesso que Liga Neves a Santa Catarina.

0
Tempo de Leituta: 2 minutos

Efeitos da Erosão Costeira no Distrito de Lembá causa interrupções na via que liga Neves a Santa Catarina, colocando assim em causa transportes de mercadorias e a vida da população que dia a dia faz esse percurso.

Os moradores das comunidades de Ponte Samu, Santa Clotilde, Matoso, São José, Santa Gene e outros, demonstram as suas  indignações face a actual situação da  via de acesso que faz ligação destas comunidades a cidade  de neves.

Amais de 4 anos que  a população tem sido alvo da Maré alta, e que as autoridades faz nem pronunciam sobre o problema.

Segundo os mesmos, salientam ter levado a situação a mas alta instância do poder local para tomar as devidas medidas de acordo a sua resolução, depois da comunicação até o momento nada foi feito, o que leva a crer que não foi dada as diligências devidas para resolver o problema. “exclamou um morador local!”

Por outro lado a população da única vila do Distrito de Lembá concretamente a Vila da Santa Catarina,  dizem que a situação é lamentável, porque sentem que as suas vidas estão em risco e não sabem até quando vai prolongar esta degradação da via, uma vez que vários pais de família dependem ou fazem este percurso todos os dias para ganharem o seu auto sustento.

Já a décadas que a erosão costeira tem vindo a degradar está estrada que nos da acesso a Cidade de Neves e mais além, entendemos bem que a alterações climática ou mudanças  climáticas é um fenómeno da natureza e que tais variações podem alterar as características climáticas e causar sérios problemas naturais e sociais, mas acreditamos que o Estado deve accionar todos os mecanismos ao seu dispor e necessários para a rápida resolução deste problema que assola a população antes que o pior aconteça “salientou um grupo de moradores”.

Recordando que a maré alta tem deixado algumas famílias desabitada na vila  Santa Catarina, no ano de 2016 a 2019 o mar invadiu a zona mais baixa vila, deixando vários moradores com as casas alagadas e com prejuízos em vários equipamentos eletrónicos.

O plano das agendas 2030 para o desenvolvimento sustentável das Nações Unidas no seu `Objectivo 13` esta plasmado o seguinte:

  • Tomar Medidas Urgentes Para Combater as Mudanças Climáticas e os seus impactos.

Este mesmo objectivo foi priorizado pelo Estado São-Tomense, como uns dos desafios para 2030, por conseguinte a erosão costeira também faz parte do pacote, aonde neste caso nada esta sendo feito para solucionar e dar resposta viável a esta situação da vulnerabilidade climática no país.

Os efeitos da erosão costeira no Distrito de Lembá coloca em causa a vida humana, sendo que nas imediações temos algumas atracões turísticas que é visitado tanto pelos nacionais como também pelos estrangeiros. O túnel de Diogo Vaz é uma dessas atrações e encontra-se em condições pouco fiáveis devido a erosão costeira.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More