Ecos Gravana 2019, Programa de Fitness que visa Desencadear Hábitos para Exercícios Físicos Encerra a 1ª Fase
No artigo 1º. da Carta Internacional da Educação Física e do Desporto diz que “todo ser humano tem direito fundamental de acesso a educação física e ao desporto que são essenciais para o pleno desenvolvimento da sua personalidade” e o Ecos Gravana tem vindo a demonstrar isso através dos exercícios realizados em todos os distritos do país no decorrer da gravana.
No artigo 56º. da Constituição da Republica Democrática de São Tomé e Príncipe diz que o Estado tem a obrigação de garantir a pratica do desporto, mas não é só o Estado que tem a obrigação de garantir a pratica do desporto mas sim todos de acordo com o artigo 5º. da carta Internacional de Educação Física e Desporto.
Ecos (Encontro com a Saúde) surgiu no dia 13 de Maio do ano em curso com a iniciativa de uma Organização triangular o Governo através do Ministério da Juventude e Desporto; Sociedade Civil e os Parceiros a Embaixada de Brasil e o Centro Cultural Brasil São Tomé e Príncipe.
No dia 16 de Agosto deu-se o encerramento da 1ª Fase do Ecos Gravana Desportiva 2019 que decorreu no Centro Cultural Brasil São Tomé e Príncipe que contou com as presenças do senhor Ministro da Juventude, do Desporto e Empreendedorismo (Vinicius Pina), Director do Desporto (Akadiry Ramos), Embaixador do Brasil (Rogeiro Coutinho Júnior), Representante do Comité Olímpico de São Tomé e Príncipe, Senhora representante da UNICEF, Presidentes das Distintas Federações Desportivas entre outros.

Para o encerramento desta 1ª fase do Ecos Gravana contou com apoios de
- Banco Internacional de São Tomé e Príncipe;
- Comité Olímpico;
- As Câmaras;
- Radio Nacional e a Radio Jubilar;
- Televisão São-Tomense;
- Associações Desportivas;
- Agência Cuanon.
No decorrer da Palestra foi abordado o tema sobre “O Desporto como Instrumento de Política Social” dirigido pelo senhor Rogeiro Coutinho Júnior, Embaixador do Brasil que começou por dizer que o desporto na antiga Grécia não era visto como competição mas sim como busca espiritual ou como um entretenimento para a sociedade.

O Desporto como carácter de rendimento está ligado a competição, a exclusão a dedicação e ao valor da disciplina e como carácter social, tem muito a ver com laser e com a educação, as pessoas que praticam o desporto têm um corpo mais sã e uma mente mais preparada e melhor para absorver qualquer matérias.
O Ministro da Juventude e Desporto, Vinicius Pina declarou que “A Convenção Internacional Ante-Dopagem é um documento existente desde 2005 mas neste ano 2019 é que houve a sua ratificação, por motivos de haver um aumento significativo do uso de drogas no país, para uma federação desportiva São-Tomense sair e participar numa competição tem um orçamento por volta de 1 milhão e 600 mil dobras”.