Ecos Gravana 2019, Programa de Fitness que visa Desencadear Hábitos para Exercícios Físicos Encerra a 1ª Fase

0
Tempo de Leituta: 2 minutos

No artigo . da Carta Internacional da Educação Física e do Desporto diz que “todo ser humano tem direito fundamental de acesso a educação física e ao desporto que são essenciais para o pleno desenvolvimento da sua personalidade” e o Ecos Gravana tem vindo a demonstrar isso através dos exercícios realizados em todos os distritos do país no decorrer da gravana.

No artigo 56º. da Constituição da Republica Democrática de São Tomé e Príncipe diz que o Estado tem a obrigação de garantir a pratica do desporto, mas não é só o Estado que tem a obrigação de garantir a pratica do desporto mas sim todos de acordo com o artigo . da carta Internacional de Educação Física e Desporto.

Ecos (Encontro com a Saúde) surgiu no dia 13 de Maio do ano em curso  com a iniciativa de uma Organização triangular o Governo através do Ministério da Juventude e Desporto; Sociedade Civil e os Parceiros a Embaixada de Brasil e o Centro Cultural Brasil São Tomé e Príncipe.

No dia 16 de Agosto deu-se o encerramento da 1ª Fase do Ecos Gravana Desportiva 2019 que decorreu  no Centro Cultural Brasil São Tomé e Príncipe que contou com as presenças do senhor Ministro da Juventude, do Desporto e Empreendedorismo (Vinicius Pina), Director do Desporto (Akadiry Ramos), Embaixador do Brasil (Rogeiro Coutinho Júnior), Representante do Comité Olímpico de São Tomé e Príncipe, Senhora representante da UNICEF, Presidentes das Distintas Federações Desportivas entre outros.

Ecos Gravana 2019 S.T.P, Encerramento da 1ª fase
Ministro da Juventude, Desporto e Empreendedorismo, Vinicius Pina

Para o encerramento desta 1ª fase do Ecos Gravana contou com apoios de

  • Banco Internacional de São Tomé e Príncipe;
  • Comité Olímpico;
  • As Câmaras;
  • Radio Nacional e a Radio Jubilar;
  • Televisão São-Tomense;
  • Associações Desportivas;
  • Agência Cuanon.

 

No decorrer da Palestra foi abordado o tema sobre “O Desporto como Instrumento de Política Social” dirigido pelo senhor Rogeiro Coutinho Júnior, Embaixador do Brasil que começou por dizer que o desporto na antiga Grécia não era visto como competição mas sim como busca espiritual ou como um entretenimento para a sociedade.

Ecos Gravana 2019, Encerramento da 1ª fase
Embaixador do Brasil, Rogeiro Coutinho Júnior

O Desporto como carácter de rendimento está ligado a competição, a exclusão a dedicação e ao valor da disciplina e como carácter social, tem muito a ver com laser e com a educação, as pessoas que praticam o desporto têm um corpo mais sã e uma mente mais preparada e melhor para absorver qualquer matérias.

O Ministro da Juventude e Desporto, Vinicius Pina declarou que “A Convenção Internacional Ante-Dopagem é um documento existente desde 2005 mas neste ano 2019 é que houve a sua ratificação, por motivos de haver um aumento significativo do uso de drogas no país, para uma federação desportiva São-Tomense sair e participar numa competição tem um orçamento por volta de 1 milhão e 600 mil dobras”.

 

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More