Conferência da ONU abre em Madrid com Objectivo de Aumentar Ambição Climática

0
Tempo de Leituta: 2 minutos

A ambição climática poderá contribuir com um futuro sustentável. Governo de todo o mundo se reuniram em Madrid, Espanha, para participar na Conferência da ONU sobre o clima, COP 25 com objectivo de aumentar ambição climática.

À medida que a emergência climática se intensifica e as emissões de gases de efeito estufa continuam a crescer, a Organização das Nações Unidas pretendem decidir quais são os próximos passos para combater esta ameaça. Um dos objectivos do encontro é concluir vários aspectos importantes da operacionalização de acordo de Paris. A tarefa é enorme e o custo dessa transformação é muito alto.

A chefe da comissão, que assumiu o cargo 1 de Dezembro, ressaltou que o acordo transformará o estilo de vida, de consumo do trabalho, mas também deve proteger aqueles que são mais afectados pelas mudanças.

As mudanças climáticas são alterações que ocorrem no clima geral do Planeta Terra, provocados por fenómenos naturais ou por acções dos seres humanos. Se refere às mudanças de longo prazo no clima que ocorrem ao longo de décadas ou séculos, causada pelo aumento rápido dos gases de efeito estufa na atmosfera da terra, devido principalmente a queima de combustíveis fosseis (por exemplo carvão, petróleo e gás natural)

No final dos anos 1970 a indústria do petróleo investigava como a queima de combustíveis fosseis afectava a atmosfera. Entretanto os cientistas descobriram que os gases efeito estufa emitidos pelo homem fornecem aquecimento adicional à atmosfera.

O aumento crescente da emissão de gases do efeito estufa, tais como dióxido de carbono e metano, está directamente relacionado com o aumento da temperatura do planeta. Segundo um relatório produzido pelo IPPC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), o homem tem 95% de chance de ser o maior responsável pela elevação da temperatura média na terra.

A secretária-executiva da Convenção da ONU sobre Mudança Climática, Patrícia Espinosa, lembrou que no último ano foi possível “ver os impactos acelerados da mudança climática, com secas crescentes, tempestades e ondas de calor”. Segundo ela, esses fenómenos tiveram consequências terríveis para a erradicação da pobreza, saúde humana, migração e desigualdade.

As mudanças climáticas são produzidas em diferentes escalas do tempo em um ou vários factores meteorológicos como: temperaturas máximas e mínimas, índices pluviométricos (chuvas), temperaturas dos oceanos, nebulosidade, unidade relativa do ar, variações na radiação solar recebida pela terra, erupções vulcânicas etc. Deste modo assim poderá formar impactos para o aumento da ambição climática.

Porém, mudanças climáticas é uma tarefa que requerer o esforço da comunidade internacional e em seu conjunto para o melhoramento da vida social da humanidade.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More