Competição Acerca da Alfabetização Global Para os Alunos do Ensino Médio em Todo Mundo

Banco Mundial está a promover uma competição de escrita entre os alunos do ensino médio em todo mundo, para assim obter soluções inovadoras para melhorar os resultados da educação para a próxima geração.

Competição Acerca da Alfabetização Global Para os Alunos do Ensino Médio em Todo Mundo Promovida pelo Banco Mundial
Tempo de Leituta: 2 minutos

Anteriormente, segundo Ângela Kleiman (2005) para que alguém fosse um alfabético o domínio do código alfabético era o suficiente, porém hoje é esperado do aluno que ele consiga se comunicar, por meio de leitura e escrita, em diversas situações do seu quotidiano. Portanto o Banco Mundial no âmbito das suas funções sociais lançou uma competição que envolve alunos do ensino médio em todo mundo.

Todavia, actualmente é muito difícil ver um aluno do ensino médio que consegue ler e entender um texto simples sem qualquer dificuldade. Segundo a organização “todas as crianças com pelo menos 10 anos devem conseguir ler”.

No entanto a organização questiona sobre “o que se pode fazer para que sirva de incentivo a leitura para as crianças de 10 anos”. Sendo assim, num texto de máximo 500 palavras os candidatos do concurso iram responder de forma criativa a pergunta.

As inscrições podem ser feitas até 10 de Fevereiro, sendo que os critérios selectivos serão ideias diferentes, composição de alta qualidade e soluções inovadoras para melhorar os resultados da educação para a próxima geração.

Segundo Banco Mundial quase 700 milhões de crianças não conseguem ler e entender um texto simples. Partindo disso duas questões são feitas nesse concurso de alfabetização universal: o que os professores e escolas poderiam fazer diferente? E se fosse ministro da Educação, o que faria?

Os jures da competição serão funcionários do Grupo Banco Mundial, do Financial Times e outros parceiros, onde a criatividade, qualidade de escrita e soluções apresentadas dirá quem vencerá. E no final de Março de 2020 serão anunciado os vencedores.

Consideração Final

Consequentemente a composição escolhida será publicado no Financial Times e no blog do Banco Mundial. Do mesmo modo o vencedores terá uma uma viagem a Washington, sede do Banco Mundial, com todas as despesas pagas, para escrever sobre as Reuniões de Primavera do Banco Mundial, realizadas em Abril.

Para mais detalhes da competição dê um clique aqui.