Golo de Pênalti Marcado Pelo Jogador de Gana “Ayew”, Levou a Selecção de São Tomé e Príncipe a Derrota
No dia 18 de Novembro de 2019, a Selecção Nacional de São Tomé e Príncipe confrontou a sua congénere de Gana no estádio 12 de Julho onde no decurso do jogo estavam empatados 0 – 0, contudo por causa de um pênalti marcado pelo jogador de Gana, Ayew, São Tomé e Príncipe perdeu por uma bola sem resposta.

A selecção nacional de São Tomé e Príncipe estava composta por Tavinho como guarda-redes; Ivonaldo, Vava, Dilson e Jadel na posição de defesa; e José, Lúcio, Haramiz e Josy, Marco Paulo como meio campo e Luís Leal como atacante sob a orientação de Adriano Eusébio mas conhecido por Tino.
A selecção do Gana alinhou Richard Ofort como guarda-redes; Joseph Aidoo, Sammuel, Amdy, Kasimuhu como defesa; Baba, Thomas Partey, Giodem, André Ayew meio campo; e Boateng e Jordan Ayew como atacantes sob a orientação do Mister Akabi Hapia.

Para a liderança da equipa de arbitragem foi seleccionado o arbitro Nkoukou Mvouton do Congo que foi auxiliado pelos seus compatriotas Moutsassi Moyo e Tsiba, com isso o senhor José Fernando de Angola foi o Comissário da Confederação Africana de Futebol CAF.
Durante os primeiros minutos, a selecção São-Tomense estava a jogar muito bem sempre a impedir que alguma bola entrasse na sua balize evitando serem goleados pela sua congénere, mas por uma infelicidade foram goleados através de um pênalti.

Porém quando eram 50 minutos da partida surgiu através do pênalti marcado pelo internacional ganês Jordan Ayew, com isso o guarda-redes não conseguiu evitar este infeliz lance para a selecção São-Tomense.
Contudo, a selecção nacional de São Tomé espera que para a próxima seja melhor que essas disputas passadas e que de uma forma ou de outra tudo farão para que São Tomé e Príncipe sai vencedora e realize os sonhos da população São-Tomense.
Depoimento de alguns adeptos no jogo da selecção nacional de STP
Em suma, a nossa federação jogou bem, até o momento em que ocorreu aquele mesmo pênalti mas tudo seria diferente se não houvesse aquele pênalti, mas contudo a selecção nacional de São Tomé e Príncipe jogou bem, afirmou o Pedro Silva, que esteve a apoiar a selecção com todo amor.
Fernanda apoiante da selecção nacional, afirmou que com tudo o que aconteceu no jogo ainda continua a apoiar a sua selecção de peito, mas para outros jogos espera que a selecção ganhe.