Celebração do Dia Mundial da Lavagens Das Mãos em São Tomé e Príncipe é Apoiado por Várias Instituições Públicas

0
Tempo de Leituta: 2 minutos

No dia 15 do mês de Outubro do corrente ano, houve a celebração do dia mundial da lavagem das mãos em STP, sendo uma data importante em todo o mundo São Tomé e Príncipe também não foge a regra.

Lavagens das mãos foi uma ideia inicial do Dr Ignaz Semmelwei que em 1847 apercebeu-se que um grande número de crianças em todo mundo não morriam a nascença, quando as parteiras apresentavam condições de higiene básicas incluindo as lavagens das mãos.

Entretanto houve a necessidade do Dr. Ignaz gritar em alta voz “lavem as mãos”para que houvesse um menor número de doenças, partindo disso criou-se o dia em que celebramos no dia 15 de Outubro como o dia mundial das lavagens das mãos.

Celebração do Dia Mundial da Lavagens Das Mãos em São Tomé e Príncipe é Apoiado por Várias Instituições Públicas
lavagem das mãos

 

Na celebração do dia mundial da lavagem das mãos em São Tomé e Príncipe, que foi criada a 15 de Outubro de 2008  por uma iniciativa público-privado, cujo o fundador foi Diego Vitoria, com o objectivo de incentivar a população a nível geral a lavarem as mãos com frequência, e conseguinte diminuir o número de doenças infecciosas em todo o mundo.

O acto simples e fácil de lavar as mãos, pode fazer a diferença e também ajudar a diminuir a taxa de mortalidade infantil no mundo, visto isso, os estudos apontam que 40% das infecções relacionadas com a higiene, nas primeiras horas estão relacionadas com o facto das pessoas terem as mãos sujas quando ingerem os alimentos.

Foi também realizadas neste dia campanhas alusivas a lavagens das mãos que promoveu conhecimentos dos profissionais de saúde em detrimento da população local.

Porém, a UNICEF realça que nos anos anteriores mais de 5000 crianças entre os 2-5 anos eram mortas com doenças infecciosas, como a diarreia, a gripe, a malária, sendo que a metade das vitimas mortais poderiam ser evitadas com o exercício da lavagem das mãos com o principal foco para as crianças.

Contudo, uma boa parte dessas mortes são por falta da higiene e cuidados, sendo que poderia ser evitado que as crianças tivessem esse fim trágico havendo politicas e culturas no processo e hábitos de lavagens das mãos com água e sabão.

É importante lavar as mãos com água e sabão sempre que for necessário para nos proteger de inúmeras doenças infecciosas causadas por bactérias invisíveis ao olho nu.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More