Celebração do Dia Mundial da Lavagens Das Mãos em São Tomé e Príncipe é Apoiado por Várias Instituições Públicas
No dia 15 do mês de Outubro do corrente ano, houve a celebração do dia mundial da lavagem das mãos em STP, sendo uma data importante em todo o mundo São Tomé e Príncipe também não foge a regra.
Lavagens das mãos foi uma ideia inicial do Dr Ignaz Semmelwei que em 1847 apercebeu-se que um grande número de crianças em todo mundo não morriam a nascença, quando as parteiras apresentavam condições de higiene básicas incluindo as lavagens das mãos.
Entretanto houve a necessidade do Dr. Ignaz gritar em alta voz “lavem as mãos”para que houvesse um menor número de doenças, partindo disso criou-se o dia em que celebramos no dia 15 de Outubro como o dia mundial das lavagens das mãos.

Na celebração do dia mundial da lavagem das mãos em São Tomé e Príncipe, que foi criada a 15 de Outubro de 2008 por uma iniciativa público-privado, cujo o fundador foi Diego Vitoria, com o objectivo de incentivar a população a nível geral a lavarem as mãos com frequência, e conseguinte diminuir o número de doenças infecciosas em todo o mundo.
O acto simples e fácil de lavar as mãos, pode fazer a diferença e também ajudar a diminuir a taxa de mortalidade infantil no mundo, visto isso, os estudos apontam que 40% das infecções relacionadas com a higiene, nas primeiras horas estão relacionadas com o facto das pessoas terem as mãos sujas quando ingerem os alimentos.
Foi também realizadas neste dia campanhas alusivas a lavagens das mãos que promoveu conhecimentos dos profissionais de saúde em detrimento da população local.
Porém, a UNICEF realça que nos anos anteriores mais de 5000 crianças entre os 2-5 anos eram mortas com doenças infecciosas, como a diarreia, a gripe, a malária, sendo que a metade das vitimas mortais poderiam ser evitadas com o exercício da lavagem das mãos com o principal foco para as crianças.
Contudo, uma boa parte dessas mortes são por falta da higiene e cuidados, sendo que poderia ser evitado que as crianças tivessem esse fim trágico havendo politicas e culturas no processo e hábitos de lavagens das mãos com água e sabão.
É importante lavar as mãos com água e sabão sempre que for necessário para nos proteger de inúmeras doenças infecciosas causadas por bactérias invisíveis ao olho nu.