Câmara Distrital de Água Grande de STP Assina Protocolo de Cooperação com Instituto Politécnico de Guarda

0
Tempo de Leituta: 3 minutos

Actualmente em São Tomé e Príncipe existem insuficiências de quadros qualificados em determinadas áreas, perante essa problemática o governo vem adoptando mecanismos para sua melhoria. Portanto no âmbito das suas funções, a CDAG assinou na manhã de hoje um protocolo de cooperação com Instituto Politécnico de Guarda.

A parceria visa impulsionar o desenvolvimento socioeconómico do distrito, uma vez que a missão do IPG é formar profissionais altamente qualificados.

A referida instituição já formou diversos santomenses que hoje são profissionais com espírito empreendedor e com sólidas bases humanistas. E conseguinte são um contributo para o desenvolvimento cultural, social e económico do distrito e do país.

Contudo esse protocolo de cooperação entre ambas instituições vem trazer melhorias no acordo, de forma a continuar a assegurar a oferta de serviços formativos de qualidade tanto dos programas académicos, como os sugeridos pela própria câmara.

É do interesse da Câmara Distrital de Água Grande como também do próprio país que haja um aumento de qualificação e da requalificação dos recursos humanos(estudantes santomenses no ensino superior).

Logo, em consentimento mutuo a Câmara Distrital de Água Grande e o Instituto Politécnico de Guarda decidiram subscrever o protocolo de cooperação. Esse irá alargar a capacidade de resposta as necessidades formativas.

 

Cláusulas

Ambas instituições concordaram em promover uma parceria activa no âmbito da formação académica e da qualidade profissional, por meio:

  • do desenvolvimento de programas de ensino e formação;
  • Da promoção de eventos científicos, nomeadamente, palestras conferências e congressos;
  • Do apoio à frequência de cursos ministrados pelo IPG especialmente destinados a estudantes santomenses;
  • Da abertura de acções de formação e cursos, sob a égide do IPG, na área territorial da Câmara Distrital de Água Grande;
  • De outras acções de interesse comum.

Acções

  1. Em concordância as instituições pretendem cooperar com finalidade de criar oportunidades de formação profissional superior (Cursos Técnicos Superiores Profissionais- TESP), ensino superior em ciclos de estudos de licenciatura e mestrado, bem como de formação pós-graduada.
  2. Elas vão poder planear acções a empreender, identificando as necessidades de formação, organizando os projectos e a respectiva dinamização, definindo as condições de frequência das acções, nomeadamente a identificação do público-alvo e os enquadramentos nos correspondentes programas com apoio da União Europeia.

Deveres

  1. A CDAG responsabiliza pela recolha documental e pelo encaminhamento dos processos de candidatura dos estudantes do seu distrito para o IPG.
  2. Os estudantes abrangidos pelo número anterior beneficiarão, nos termos dos princípios de não dos mesmos procedimentos de seriação e colocação de que beneficiaram no seu país de origem.
  3. O IPG, nas condições que vierem a ser definidas em concreto, concede aos estudantes abrangidos pelo número 1 da presente Cláusula os seguintes benefícios:
  • Receber nas suas instalações estudantes enviados pela CDAG para estágio curricular e disponibiliza, sem afectar as suas funções, profissionais competentes para os tutoriar;
  • Ceder espaços para desenvolvimento de acções de formação profissional de curta duração, incubação de empresas, entre outras actividades;
  • Promover o intercâmbio de informações, estudos e projectos para o desenvolvimento de actividade de interesse comum.

As restantes cláusulas do protocolo de cooperação entre o presidente da Câmara Distrital de Água Grande, Dr. José Maria Amado da Fonseca e o presidente do Instituto Politécnico de Guarda, Dr. Joaquim Brigas, estão anexadas abaixo em forma de imagem.

Câmara Distrital de Água Grande de STP Assina Protocolo de Cooperação com Instituto Politécnico de Guarda
Cláusulas
Câmara Distrital de Água Grande de STP Assina Protocolo de Cooperação com Instituto Politécnico de Guarda
Cláusula

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More