Atendimento ao Público em STP, 90% dos Estabelecimentos Públicos Não Têm Uma Política de Atendimento

A forma de atendimento ao público em São Tomé e Príncipe é um dos problemas que os cidadãos passam todos os dias que dirigem-se a uma instituição ou loja. Porém há ideias que ajudam a melhorar a sua forma de atendimento para com os seus clientes.

Atendimento Público em STP, Quais os Problemas e As Possíveis Melhorias para um Melhor Atendimento
Tempo de Leituta: 3 minutos

Atendimento ao Público corresponde ao acto de cuidar, de prestar atenção ás pessoas que recebemos ou mantemos contacto e isso chama-se excelência no atendimento, porém o atendimento ao público em STP está ainda fraco nessa questão.

E é fundamental compreender que atender as pessoas com qualidade não é apenas tratá-la bem ou com cortesia, é muito mais que isso, é nunca prometer o que não pode cumprir, é superar as expectativas de clientes sempre com muito respeito e atenção.

Por que a impressão que fica, é o impacto principal, por isso é essencial uma abordagem e um comportamento positivo além da boa aparência e higiene e no caso de um atendimento ao público, isto é de importância vital para a qualidade do serviço.

Porém em muitos casos nem sempre é fácil atender as pessoas, isso exige um alto grau de maturidade, por que engana-se quem pensa que atender as pessoas é uma função fácil; há vários factores que levam ao fracasso no atendimento.

Ideias para um bom Atendimento ao Público em STP

  • Atenda o cliente imediatamente, porque se a pessoa esperar um minuto pode transformar numa eternidade.
  • Ser educado e simpático pode ser algo quase sempre esquecido pelas pessoas que trabalham com o atendimento;
  • Ser atencioso é fundamental para ter uma boa relação entre o cliente e vendedor;
  •  Após se apresentar e ouvir o cliente, dê espaço para que ele possa decidir-se tranquilamente o que desejar;
  • Muitas vezes o vendedor terá que lidar com cliente rude ou autoritário, se isso acontecer o vendedor tem que manter a calma e ser paciente;
  • Seja sempre cortes com os clientes e deixar de lado preconceitos e más impressões;
  • Se cometer alguma falha o melhor é assumir a responsabilidade;
  • Ouça as reclamações dos clientes e encaminhe-as a uma solução…

 

A falta dessas ideias levará ao fracasso de um bom atendimento ao público em qualquer empresa ou instituição.

Porém o segredo de um bom atendimento é interessar-se sinceramente pelas pessoas, por que a qualidade do seu atendimento depende somente da pessoa que atende, talvez o cliente nem sempre tem razão, mas sempre estará em primeiro lugar.

 

Atendimento ao Público em STP, Quais os Problemas e As Possíveis Melhorias para um Melhor Atendimento
Forma de atendimento ao público em STP

 

Com isso, pesquisas demonstram que 68% dos clientes das empresas se esquivam delas por problemas relacionados à posturas de atendimento. Significa dizer que postura de atendimento é o tratamento dispensado às pessoas e está mais relacionados com o funcionamento em si, com suas atitudes e seu modo de agir com os clientes.

O sorriso tem a capacidade de mudar o estado de espírito das pessoas e as pesquisas revelam que as pessoas sorridentes são avaliadas mais favoravelmente do que as não sorridentes.

Portanto a aproximação do cliente está relacionada ao conceito de raio de acção, que significa interagir com o público independentemente desta ser cliente ou não. Esta interacção pode ser caracterizada por um aceno de cabeça, um cumprimento verbal e uma saudação.

Outra situação que encontramos muito na nossa sociedade é o famoso beijinho e palmadas nas costas contudo estas atitudes devem ser evitadas.

Depoimentos de alguns cidadãos em relação a forma de atendimento em São Tomé

De acordo com um cidadão, há lojas que na sua forma de atendimento não é ruim mas, mesmo assim precisa ser melhorado a cada dia, pois à cliente que vem todo nervoso e começa a fazer confusão por nada, então nem sempre o cliente tem razão, o que o vendedor pode fazer é manter a calma e fazer o seu trabalho da melhor forma.

A forma de atendimento na empresa está sempre a ser trabalhado de forma a proporcionar um melhor atendimento ao nosso público, mas as vezes os clientes entram já mal morados e zangam-se por tudo e por nada, mas o importante é mantermos a calma e tentar resolver os problemas da melhor forma pacificamente, um concelho que deixo ao vendedores, é terem um excelente profissionalismo, procurar saber quais as dificuldades dos clientes e tentar resolver, acrescentou um dos responsável da Loja Bom Doxi, Adley Leite.

Contudo o atendimento ao público em STP é um dos problemas que assolam a sociedade São-Tomense como em qualquer outra sociedade, por isso a forma como os atendentes recebem os clientes tem que ser algo inovador, algo que deixe a transbordar que é assim que deve-se fazer.

Partindo disso, um bom atendimento surte efeito a curto prazo e pode impactar no aumento de receitas do seu negócio. Lembre-se ter clientes satisfeitos é uma das melhores propagandas que sua empresa pode ter.