Existem na nossa praça muitos motoristas de carinhas de aluguer que prestam serviços de transporte de cargas mas que não estão registados na Associação dos Proprietários e Condutores de Viaturas de Cargas e Aluguer. Isto porque alguns ainda ignoram a importância da Associação em relação ao desenvolvimento e progresso desta classe de motoristas.
Semelhantemente a outras classes como os motoqueiro e os taxistas que têm uma associação também esses devem fazer parte de uma, para que estejam melhor organizado no mercado e possam saber gerir e administrar os interesses de todos os seus membros e assim conseguir responder as necessidades dos seus clientes.
Pois muitas são as dificuldades que existem nesta classe que se estiverem unidos tornará mais fácil solucionar esses problemas.

O nome APROCONVIMA quer dizer Associação dos Proprietários de Condutores de Viaturas de Cargas e Aluguer, está foi fundada pelo Francisco Neto, condutor e motorista de carinha conhecido pelos motoristas como Gabonês, em 28 de Agosto de 2020, a ideia de criar uma associação onde pudessem congregar todos os condutores de viaturas de cargas e máquinas de aluguer para discutir ideias de expansão e resolução de problemas que poderiam vir a surgir foi bem aceite pelos outros motoristas na altura.
Está associação dos proprietários, condutores de viaturas de cargas e máquinas de aluguer esta composta por cerca de 97 inscritos, no entanto apenas 20 membros pagam a sua cota (100,00 Dbs mensais) regularmente.

Conseguinte, a referida associação desenvolveu uma parceria cooperação com a Direção de Transporte, Ministério da Infraestrutura e Policia Nacional na qual todos os motoristas que fazem parte desta associação devem usar um crachá de identificação e um autocolante reconhecido que lhes permite livre transito.
No entanto, ainda existem muitos motoristas de carinha de aluguer que mesmo não fazendo parte da associação porque não contribuem com a cota mensal, quer ter os mesmos benefícios dos membros, isto é, também querem estar concentrados no mesmo local de estacionamento (atrás da Igreja Conceição).

E para prejudicar o ardo trabalho da associação muitos desses motoristas têm cobrado nas suas viagens de aluguer valores mais baixos que a maioria, o que muitas vezes não condiz com as despesas da viagem e também deixa lesado outros motoristas de carinha que seguem o preço que é comum no mercado gerando instabilidade nos preços de aluguer das carinhas no mercado.
Portanto, a APROCONVIMA no âmbito das suas funções pretende reunir com os seus membros ainda neste mês de Junho a fim de estabelecer preços únicos, que devem ser usados por todos para o bom funcionamento da organização.
Está também em carteira o projecto de inscrição de todos os motoristas filiais na Segurança Social, para que na velhice possam ter uma reforma.