A Selecção Nacional Joga no dia 04 de Setembro Frente a Selecção de Gruiné-Bissau, Jogo Para Qualificação de Fase de Grupo Para Mundial de Futebol.

A Selecção São-Tomense de Futebol Defronta a sua congénere de Guiné-Bissau no proximo dia 04 de Setembro no Estádio Nacional 12 de Julho.

Selecção nacional de futebol
Tempo de Leituta: < 1 minuto

A Selecção São-Tomense de Futebol defronta no dia 04 de Setembro no Estádio Nacional 12 de Julho, na Capital São-Tomense a sua congénere da Guiné-Bissau em Jogo da 1ª mão da Pré-Eliminatória para o Mundial de Futebol de 2022 que terá ligar em Qatar.

Um jogo que será disputado em duas mãos, a primeira mão na cidade de São Tomé e a outra na cidade de Guiné-Bissau, a qual permitirá cesso a uma das Selecção de seguir para a fase de grupo da qualificação dos jogos.

A nível africano, São Tomé e Príncipe nunca esteve numa fase final da CAN, a Taça de África das Nações,  dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, PALOP, apenas a selecção de Cabo-Verde ficou isenta desta pré-eliminatória para o Mundial, uma vez que Angola e Moçambique também foram chamados para estas pré-eliminares da COPA no Qatar.

Os nossos mascotes que são “Falcões e Papagaios”, a selecção são-tomense de futebol ocupa a 185ª posição no Raking da FIFA com 920 pontos, enquanto a selecção da Guiné-Bissau com alcunha de “Mabeco”, uma espécie de cão-caçador africano, está no 123º lugar com 1.158 pontos.

A defrontar-se em três fases, as eliminatórias da zona África, comportam uma constituição de 28 selecções menos cotadas no ranking da FIFA, que disputam estas pré-eliminares a dois, nas quais, sairão 14 vencedoras que se juntarão as 26 selecções isentas desta primeira fase que vão ser sorteadas para a fase de grupos de qualificação que dará acesso a cinco vagas africanas ao Mundial de Qatar.

De ressaltar que a chegada desses jogadores que atuam nos campeonatos Internacionais será uma semana antes do jogo da primeira mão.