A Juventude e a Sustentabilidade Foram o Lema do Primeiro Encontro das Associações Juvenis em STP

0
Tempo de Leituta: 4 minutos

O Conselho Nacional da Juventude de São Tomé e Príncipe realizou  entre os dias 15, 16 e 17 de Novembro do ano 2019 o primeiro encontro das associações juvenis no Distrito de Mé-Zochi concretamente no Centro de Aperfeiçoamento Técnico Agro-Pecuário (CATAP) , sob o lema ”A Juventude e a Sustentabilidade” .

A cerimónia de abertura foi presidido pelo Presidente do Conselho Nacional da Juventude de São Tomé e Príncipe, Calisto de Nascimento, presenciado pelo Ministro da Juventude, Desporto e Empreendedorismo,Vinicio Pina, a administradora do programa para o empoderamento dos jovens e os adolescentes na UNICEF,  Neusa Carvalho e a Directora interina do Instituto da Juventude de São Tomé e Príncipe, Esperança Viana.

O presidente do conselho nacional da juventude no uso da sua intervenção defendeu a importância deste encontro dos lideres juvenis, com os jovens associativistas do país no sentido de emponderar a participação dos jovens com as ferramentas necessárias para enfrentar os possíveis desafios forjados pela sociedade.

Ainda na sua intervenção salientou que depois destes três dias de encontro, o conselho nacional da juventude irá produzir um relatório com as contribuições e as assinaturas dos jovens presentes, que por sua vez irá ser reencaminhado para o Ministério da Juventude, Desporto e Empreendedorismo e a UNICEF no sentido de apoiar e incentivar na criação das políticas públicas e municipais para a juventude.

Por outro lado a administradora do programa para o empoderamento dos jovens e os adolescentes na UNICEF, Neusa Carvalho, que se fez presente nesta cerimónia juvenil, defendeu a importância e o papel dos jovens no sentido de alcançar as metas dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável para o ano de 2030 com o seguinte slogan “somos a geração sem limite, é a nossa vez, é o nosso futuro” e que tudo depende da vossa força e atitude.

Por conseguinte estamos no mês da  juventude e das crianças, tudo faremos para que o empoderamento dos jovens estejam garantido, implantação dos direitos das crianças na coesão social, promoção da convenção dos  direitos das crianças, políticas e planos sectoriais para a juventude no alcance dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) Argumentou a Neusa carvalho.

Já o Ministro da Juventude, Desporto e Empreendedorismo, Vinicio Pina, aproveitou a oportunidade para enfatizar o dinamismo e o trabalho que o Conselho Nacional da juventude tem feito em prol da juventude São-Tomense e a UNICEF como uns dos maiores parceiros nesta tarefa.

Espero que deste encontro saias ideias, contribuições para que os jovens possam ser mas empoderados, que façam destes dias momentos das reflexões no intuito de refortalecer as redes das associações juvenis com finalidades de tornar o CNJ mas robusta nas suas acções. Como ministro da juventude farei a minha parte junto ao Governo para criação de políticas nacionais para juventude, Frisou o Pina.

O encontro teve a duração de três dias sob lema ”A Juventude e a Sustentabilidade” composto por vários sub-temas como: “Gravidez Precoce, Conversão dos Direitos das Crianças, Associativismo e Participação Juvenil.

A representante da UNICEF, Neusa Carvalho, moderadora do tema “Convenção dos Direitos da Crianças” na sua abordagem reforçou encarecidamente a participação do Estado na protecção das crianças tendo em conta que elas  são as camadas mas vulneráveis do país, e que o Governo deve exercer o seu papel como detentor dos Direitos na promoção da Convenção dos Direitos das crianças que foi ratificada a mais de 29 anos atrás pelo país dado a elevada taxa dos abusos sexuais contra menor, o elevado índice da gravidez precoce e outros danos morais.

A “Sofia Ramos” cidadã portuguesa licenciada nas Relações Internacionais em portugal e voluntária da “ONG  WACT” e que neste momento se encontra em São Tomé e Príncipe na implementação do projecto abandono escolar nas raparigas, com duração de 1 ano e que já se encontra na sua face inicial, ao convite do conselho nacional da juventude de São Tomé e Príncipe, participou neste encontro com objectivo de falar sobre a  “gravidez precoce” como sendo uns dos temas notáveis na sociedade São-Tomense com realces para as adolescentes entre 11 a 19 anos conforme a convenção dos Direitos Humanos ratificado pelo Governo São-Tomense.

O presidente da Federação das Associações Juvenis “Cristiano Dóndo” e o Nenésio Afonso Deputado da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, ambos  juntos abordaram o tema “Associativismo e voluntariado” no sentido de incentivar os jovens para a insolvência dos mesmos para o bem-estar social do País.

Moisés Viegas, associativista e palestrante multinacional em STP presente no acto, incentivou os lideres presentes a intenderem o valor da liderança, da coesão e as tomadas das decisões por uma causa justa e inclusiva no seio da juventude com seguinte Slogan” Hoje, Agora e Já“.

Como não podia estar indiferente tendo em conta que estamos na CPLP, este encontro contou com a presença do ilustre Presidente do Conselho Nacional da juventude de Angola, que também deixou o seu brinde em prol da juventude e outras contribuições, com destaque para a Carta Africana da Juventude.

Muitas foram as mentes brilhantes neste encontro das Associações Juvenis que contou com contribuições para que os lideres juvenis pudessem ser uma referência nacional e humana no desenvolvimento do país.

Numa altura em que a CPLP está unida em prol do desenvolvimento da juventude, o Presidente da Juventude da CPLP “Marcus Barão” marcou a sua presença abordando o tema “A Juventude e os Desafios da Sustentabilidade” uma temática com muita relevância e realce dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável 2030.

O Centro de Aperfeiçoamento Técnico Agro-Pecuário (CATAP) no Distrito de ME-Zochi acolheu o primeiro encontro das associações juvenis de São Tomé e Príncipe, Organizado pelo conselho nacional da juventude com o patrocínio da UNICEF  sob o  lema “A Juventude e a Sustentabilidade”.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More