A influência do Homem Através da Educação na Sociedade Como a Forma de Mudar o Mundo

0
Tempo de Leituta: 3 minutos

Educação na sociedade como também na individualidade contribui possivelmente no crescimento económico do país. A educação sofre mudanças das mais simples as mais radicais, de acordo com o grupo a qual ela se aplica e o meio ambiente onde se integra dentro da sua convivência (pessoas, lugares e circunstâncias).

As personalidades das pessoas trazem valores educacionais para a sociedade, mas também parte do educador, seja mãe, pai, encarregados, professores e médicos etc. Assim as suas boas influências contribuem para garantir o acesso a outros direitos, diminui a violência e o crime, combate a pobreza, promove a saúde, ajuda a proteger o meio ambiente, fortalece a democracia e a cidadania.

O Banco Mundial faz parceria global para educação junto ao Governo através do ministro da educação. Ensino superior assinaram ou assumiram na quinta feira, dia 07 de Novembro de 2019 a implementação da carta política, educativa em São Tomé e Príncipe que será investido à partir de Janeiro de 2020 nos próximos quatro anos.

Segundo o título da educação Julieta Rodrigues, assinaram este compromisso por parte dos parceiros, que irá permitir a implementação dos instrumentos importantes para o desenvolvimento da educação do país.

Resumindo o Banco Mundial deu mais de sete milhões de dólares para refazer a educação do país.

O objectivo é desenvolver o raciocínio dos alunos, ensinar a pensar sobre diferentes problemas, auxiliar no crescimento intelectual e na formação de cidadãos capazes de gerar transformações positivas na sociedade.

O que é a educação?

Educação é um processo de vida que parte de um indivíduo socialmente. Educação na sociedade são valores que o homem adquire para viver num mundo de paz, amor e harmônia. A educação traz a liberdade para humanidade, traz conhecimento, as pessoas vivem no mundo melhor e com tranquilidade.

Cada pessoa tem a sua forma de pensar, agir e criar a sua maneira de viver no mundo. O mundo está repleto de criminalidade, injustiça, mentiras e irresponsabilidades, mas tudo simplesmente de facto por falta de educação, compaixão pelo outro, dignidade, tolerância, integridade e por falta de amor ao próximo.

Segundo Paulo Freire a educação é o processo constante de criação do conhecimento e de busca da transformação-reinvenção da realidade pela acção reflexa humana. É um direito fundamental, na qual o educador tem como acção principal assegurar os direitos de seus educados, possibilitando-os a irem em direcção de seus outros direitos.

Afirma que a educação não transforma o mundo, a educação muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo. O grande problema do educador não é discutir se a educação pode ou não pode, mas é discutir onde pode, como pode, com quem pode, quando pode; é reconhecer os limites que a sua prática impõe. É perceber que o seu trabalho não é individual, é social e se dá na prática social de que ele faz parte.

O maior desafio dos educadores é ressaltar a importância da educação, observar suas dificuldades e desafios, para que todos os envolvidos no processo educativo sejam conscientes disso.

Qual é a importância da educação na sociedade?

A educação nos transforma em pessoas melhores, adquirir novas habilidades, amadurece as pessoas e, é o primeiro passo para se progredir. Educação não é estudar em melhores escolas e em melhores colégios com maiores recursos ou ter melhores professores, a educação é aprender para conservar a ordem social, ter carácter e viver de maneira educada. Ter educação na sociedade é importante para se relacionar em todas as ocasiões, ter a capacidade de desenvolver o ensino escolar para crianças, adolescentes e jovens, não agir de forma corruptível, não desigualar a humanidade e compreender os seus valores do modo que saibam diferenciar a liberdade da libertinagem.

Em suma, a educação é aquela que a pessoa cultiva a vida inteira para garantir o nosso desenvolvimento social, económico e cultural.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More