A Importância da Família Na Sociedade São-Tomense e Para a Vida dos Filhos
À medida que o tempo passa, as informações vão chegando cada vez mais rápido em nossas vidas gerando sempre alterações e mudanças constantes.
Mas estas mudanças não estão só associadas à tecnologias. A rapidez que este processo acontece também influência na nossa percepção sobre a sociedade, como as relações interpessoais ocorrem no dia a dia e com isso surge a importância da família na sociedade.
Antes, o casamento entre duas pessoas de cores diferente era algo abominável para uns e em certos lugares proibidos para outros. O núcleo familiar, pais, e filhos, é responsável pela forma como veremos o mundo no futuro, a escola tem o objectivo de difundir conhecimento e não de educar, dar limites ou moralidade mas sim a família.
O maior erro que cometemos é ignorar aqueles que nos deram tecto, afecto e ensinaram tudo que sabemos. Ao contrario de outros amores, o amor da família é incondicional e será impossível encontrar outro tão genuíno como esse.
A Importância da Família para a sociedade
A família como qualquer outro grupo presente na sociedade, estará sempre em processo de transformação para se adaptar as mudanças que ocorrem na sociedade. Conforme a sociedade modifica ao longo do tempo, a família perde algumas características e ganham outras.
A família é uma instituição importante para a sociedade, porque ela é responsável pela sobrevivência física e psíquica das crianças. A família é o primeiro ambiente de convivência da criança, é o lugar onde ela viverá as suas primeiras experiências.
Entre todos os grupos humanos, a família desempenha um papel primordial na transmissão de cultura, nas tradições espirituais, a manutenção dos ritos e costumes, a conservação das técnicas e do património são disputados por outros grupos sociais, a família prevalece na 1ª educação, na repressão dos instintos, na aquisição da língua materna.
A família é um bem para a sociedade porque é o centro onde nascem e crescem os futuros membros da sociedade.
Portanto a família é um bem para a sociedade porque oferece a base efectiva em que se constrói a personalidade, como a solidariedade, é um bem para o ser humano, é preciso ser amado, encorajado, para adquirir a confiança suficiente para poder autorrealizar-se como pessoa activa e participativa na vida da sociedade.
A importância da família para a vida
Se existe alguém em que podemos depositar toda a nossa confiança, é a nossa família. Ela nos mostra o que é certo, indica os melhores caminhos, e nos proporciona um amor verdadeiro e incondicional. Não podemos esquecer que cada um tem um papel fundamental dentro de casa, onde existe direitos e deveres, e todos devem cumprir com suas obrigações.

Porém, aí entra o respeito mútuo, a consideração pelos mais velhos, as tarefas domesticas e os deveres diários. Há situações que toda a responsabilidade do dia a dia recai sobre a mãe, os filhos culpam os pais por não poderem presenteá-los com aquilo que desejam ou os irmão ficam se desentendendo.
Nestes casos, a família permanece em desarmonia, sobrecarregando apenas um integrante, o que torna instável a união do lar e a estrutura familiar.
Além da importância da família para sociedade, ela também é importante para a vida, pois nela as crianças aprendem a respeitar os direitos e deveres.